Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55497

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Manuelpor
dc.date.accessioned2018-07-27T08:52:49Z-
dc.date.available2018-07-27T08:52:49Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55497-
dc.description.abstractA mera transmissão de conteúdos disciplinares, durante muito tempo porto de abrigo e sinal distintivo do professor, tornou-se problemática e uma via de sentido estreito para definir a identidade desse profissional, especialmente numa altura em que se exige cada vez mais da escola participação ativa no empoderamento dos alunos. É nesse panorama de fundo que se coloca, com alguma premência, a questão da necessária reconceitualização da imagem de marca do professor, e não só por questões de visibilidade e de reconhecimento junto da opinião pública e da comunidade educativa, mas sobretudo porque essa imagem renovada é essencial à definição de um quadro de referência que proporcione modos de ser e fazer a profissão face aos desafios educativos que hoje assediam a escola. O presente texto tem como ponto de amarração essas questões, analisa-as em profundidade à luz de tendências recentes e propõe, de modo inovador, uma nova gramática de ser professor na escola socioeducativa dos nossos dias, mobilizando, para o efeito, o referencial do empoderamento.por
dc.description.abstractThe mere transmission of subject contents, for a very long time the safe haven and distinctive sign of the teacher, has become problematic and a narrowing path to define the identity of that professional, especially at a time that it is required to school a larger active participation in the empowerment of students. It is in this background panorama that arises, with some urgency, the issue of the necessary reconceptualization of teacher's brand image, and not only for visibility and recognition issues among the public opinion and the educational community, bu t above all because this renewed image is essential to the definition of a framework that provides ways of being and doing the profession considering the educational challenges that harass school nowadays. This text has these issues as an anchorage point, analyzes them in depth in the light of recent trends and proposes, in an innovative way, a new grammar of being a teacher in the socio-educational school of nowadays, mobilizing, for this purpose, the referential of empowermentpor
dc.description.abstractLa mera transmisión de contenidos disciplinares, por un largo tiempo refugio y signo distintivo del profesor, llegó a ser problemática y además una ruta de sentido estrecho para definir la identidad de este profesional, especialmente cuando se requiere cada vez más participación activa de la escuela en el empoderamiento de los estudiantes. Es en este panorama de fondo que se presenta con cierta urgencia la cuestión de la obligatoria reconceptualización de la imagen de marca del profesor y no sólo por razones de visibilidad y reconocimiento del público y de la comunidad educativa, pero sobre todo porque es a renovada imagen es esencial para definir un marco de referencia que proporciona maneras de ser y hacer la profesión frente a los retos educativos que ahora acosan la escuela. El presente texto tiene como punto de anclaje estos temas, los analiza en profundidad a la luz de las tendencias más recientes y propone, con carácter inovador, una nueva gramática de ser profesor en la escuela socio educativa de nuestr os días, movilizando para ello el referencial del empoderamientopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Santa Cruz do Sul. Departamento de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectReconceitualizaçãopor
dc.subjectTeacherpor
dc.subjectIdentitypor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectReconceptualizationpor
dc.subjectIdentidadpor
dc.subjectEmpoderamientopor
dc.subjectReconceptualizaciónpor
dc.titleIdentidade do professor: uma reconceitualização com base no referencial do empoderamentopor
dc.title.alternativeTeacher's identity: a reconceptualization based on the Referential of empowermentpor
dc.title.alternativeIdentidad del profesor: una reconceptualización basada en el referencial del empoderamientopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8310por
oaire.citationStartPage396por
oaire.citationEndPage417por
oaire.citationIssue3por
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.eissn1982-9949por
dc.identifier.doi10.17058/rea.v25i3.8310por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Reflexão e Açãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Identidade do Professor-Revista Reflexão e Ação.pdf347,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID