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TítuloDesenvolvimento e aplicação do jogo interativo "Viagem ao mundo das sílabas": um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica
Autor(es)Costa, S.
Gomes, S.
Sacadura, C.
Araújo, C.
Cardoso, R.
Cruz-Santos, Anabela
Gomes, Maria João
Palavras-chaveconsciência fonológica
jogo interativo
linguagem
intervenção
phonological awareness
interactive game
language, intervention
DataMai-2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoCosta, S., Gomes, S., Sacadura, C., Araújo, C., Cardoso, R., Cruz- Santos, A., & Gomes, M. J. (2015). Desenvolvimento e aplicação do jogo interativo “Viagem ao mundo das sílabas”: Um contributo para a intervenção no âmbito da consciência fonológica. In M. J. Gomes, A. J. Osório, & L. Valente (Orgs.), Atas da Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação, Half a century of ICT in Education (pp. 952-957). Braga: Universidade do Minho – Centro de Competência em TIC na Educação.
Resumo(s)Apresentação do jogo interativo “Viagem ao mundo das sílabas”. Jogo composto por duas atividades: “Visita aos animais” e “Ida ao supermercado”, cujo objetivo consiste na promoção da aquisição das competências fonológicas e no aumento da qualidade e quantidade de vocabulário. Criaram-se quatro personagens para tornar o jogo mais lúdico e fomentar a interação entre a criança e o software de forma cativante, dinâmica e familiar. A “Visita aos animais” destina-se a identificar o nome dos animais e a suprimir a sílaba inicial enquanto que a “Ida ao supermercado” consiste na deteção de sílabas iniciais de produtos de supermercado. Pretende-se demonstrar que, com ferramentas acessíveis, é possível criar um jogo para ser utilizado, em sala de aula ou em casa, com crianças com dificuldades da linguagem. E, assim, tendo em conta que o processamento e as competências fonológicas específicas são altos preditores das futuras competências linguísticas, aumentar e desenvolvê-las de forma eficaz.
Presentation of the interactive game "Journey to the syllables' world." Game composed of two tasks with the goals: promote the acquisition of phonological skills, and increase the quality and quantity of vocabulary. Four main characters were created to make it more playful and foster the interaction between the child and the software in an attractive, dynamic and familiar way. The task "Visit to animals" was developed in order to identify names of animals and suppress the initial syllable while the task "Going to the supermarket" consists in detecting the initial syllables of supermarket products. The aim is to demonstrate that, with user-friendly tools, you can create a game to be used, in the classroom or at home, with children with language difficulties. And so, given that the processing and the specific phonological skills are high predictors of future language skills, enhance and develop them effectively.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55480
ISBN978-989-97374-3-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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