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https://hdl.handle.net/1822/55477
Título: | O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico |
Autor(es): | Ramos, Fernanda Clara Costa Solé, Glória |
Palavras-chave: | Genealogias Identidade Temporalidade Consciência Histórica |
Data: | 26-Jun-2018 |
Editora: | Universidade de Múrcia |
Citação: | Ramos, F. & Solé, G. (2018). O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico. In David González, Catalina Romera & José Luís Arocena (Eds.). Pensamento histórico e competencias sociales y cívicas en Ciencias Sociales (pp. 273- 287). Múrcia: Universidade de Múrcia. |
Resumo(s): | O presente texto visa apresentar o estudo desenvolvido em contexto de intervenção pedagógica supervisionada no âmbito do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade do Minho. A investigação inerente a esta intervenção, que se desenvolveu em duas escolas urbanas de Braga (Portugal) durante o ano letivo de 2015/2016, do 1.º ano (23 alunos) do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e, posteriormente, numa turma do 5.º ano (23 alunos) do 2.º ciclo do ensino básico, pretendeu, fundamentalmente, compreender de que forma a utilização das genealogias como recurso didático pode contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica, estando, aqui, indubitavelmente ancorado o desenvolvimento da compreensão temporal e a construção da identidade. Desta forma, pretendeu-se equacionar a interligação entre algum suporte teórico de referência, que prevê e certifica a relevância da estruturação de uma prática pedagógica orientada para a utilização das genealogias ou de outras estratégias suscetíveis de articulação com a primeira, e a prática vivenciada em contexto pedagógico. Através dos dados recolhidos a partir de vários instrumentos (ficha diagnóstica; tarefas de papel e lápis; registos de observação e diários de aula) e posteriormente analisados de forma indutiva, o estudo permitiu atestar a potencialidade que a utilização das genealogias apresenta ao nível do desenvolvimento da consciência histórica, a qual reivindica, por um lado, a formação da compreensão temporal, e, por outro, o desenvolvimento gradual da identidade, seja ela de cariz pessoal, familiar ou nacional. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55477 |
ISBN: | 978-84-09-00530-7 |
Versão da editora: | http://libros.um.es/editum/catalog/book/2031 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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