Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55463

TítuloPolíticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas?
Outro(s) título(s)Responsibilisation policies: Semantic misconceptions or political-ideological ambiguities?
Autor(es)Afonso, Almerindo Janela
Palavras-chaveAccountability
Bônus e incentivos salariais
Políticas de responsabilização
Sanções materiais e simbólicas
Accountability
Bonus and salary incentives
Responsibilisation policies
Material and symbolic sanctions
Data2018
EditoraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
RevistaRevista de Educação PUC-Campinas
CitaçãoAfonso, A. J. (2018). Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 8-18.
Resumo(s)A partir de uma breve revisão da literatura, o autor considera que existem alguns equívocos e ambiguidades em muitas das análises disponíveis sobre as chamadas políticas de responsabilização. Esses equívocos e ambiguidades resultam, em grande medida, da tradução redutora e simplista da palavra accountability e, simultaneamente, da não problematização ou da naturalização da palavra responsabilização. Como antídoto metodológico, este estudo propõe uma maior clarificação dos termos usados nos trabalhos de pesquisa, de modo a densificar as análises críticas relativas às políticas educacionais, principalmente as que dizem respeito à avaliação. O pressuposto é o de que o rigor teórico-conceptual é (também) uma forma de resistência às incursões de simplificação neoliberal.
Based upon a brief literature review, the author considers misconceptions and ambiguities in many available analyses of the so-called responsibilisation policies. These misconceptions and ambiguities result, to a great extent, from the reductive and simplistic translation of the word ‘accountability’ and, at the same time, the lack of problematization, or naturalisation of the word ‘responsibilisation’. As a methodological antidote, the author proposes further clarification of the expressions used in research work, in order to produce denser critical analyses pertaining to educational policies, namely those regarding evaluation. The assumption is that theoretical-conceptual accuracy is (also) a way to resist the incursions of neo-liberal simplification.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55463
DOI10.24220/2318-0870v23n1a4052
ISSN1519-3993
e-ISSN2318-0870
Versão da editorahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4052
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Políticas de responsabilização.pdf97,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID