Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55463
Título: | Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? |
Outro(s) título(s): | Responsibilisation policies: Semantic misconceptions or political-ideological ambiguities? |
Autor(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Palavras-chave: | Accountability Bônus e incentivos salariais Políticas de responsabilização Sanções materiais e simbólicas Accountability Bonus and salary incentives Responsibilisation policies Material and symbolic sanctions |
Data: | 2018 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) |
Revista: | Revista de Educação PUC-Campinas |
Citação: | Afonso, A. J. (2018). Políticas de responsabilização: equívocos semânticos ou ambiguidades político-ideológicas? Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 8-18. |
Resumo(s): | A partir de uma breve revisão da literatura, o autor considera que existem alguns equívocos e ambiguidades em muitas das análises disponíveis sobre as chamadas políticas de responsabilização. Esses equívocos e ambiguidades resultam, em grande medida, da tradução redutora e simplista da palavra accountability e, simultaneamente, da não problematização ou da naturalização da palavra responsabilização. Como antídoto metodológico, este estudo propõe uma maior clarificação dos termos usados nos trabalhos de pesquisa, de modo a densificar as análises críticas relativas às políticas educacionais, principalmente as que dizem respeito à avaliação. O pressuposto é o de que o rigor teórico-conceptual é (também) uma forma de resistência às incursões de simplificação neoliberal. Based upon a brief literature review, the author considers misconceptions and ambiguities in many available analyses of the so-called responsibilisation policies. These misconceptions and ambiguities result, to a great extent, from the reductive and simplistic translation of the word ‘accountability’ and, at the same time, the lack of problematization, or naturalisation of the word ‘responsibilisation’. As a methodological antidote, the author proposes further clarification of the expressions used in research work, in order to produce denser critical analyses pertaining to educational policies, namely those regarding evaluation. The assumption is that theoretical-conceptual accuracy is (also) a way to resist the incursions of neo-liberal simplification. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55463 |
DOI: | 10.24220/2318-0870v23n1a4052 |
ISSN: | 1519-3993 |
e-ISSN: | 2318-0870 |
Versão da editora: | https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4052 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Políticas de responsabilização.pdf | 97,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |