Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55452
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Cristina Vieira | por |
dc.contributor.author | Pereira, Íris Susana | por |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T10:50:49Z | - |
dc.date.available | 2018-07-26T10:50:49Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. C.V., & Pereira, I. S. P. (2017). Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática: Perceções de docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico. In G. L. De Rosa, K. A. Chulata, F. D. Atti, & F. Morleo (Orgs.), De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (pp. 2683-2700). Lecce: Università del Salento. doi: 10.1285/i9788883051272p2683 | por |
dc.identifier.isbn | 978-88-8305-127-2 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/55452 | - |
dc.description.abstract | O ensino gramatical, contemplado nos documentos curriculares oficiais para o Ensino Básico e considerado como um domínio transversal a toda a educação linguística, tem vindo a ser identificado como uma área desafiante para muitos docentes portugueses, nomeadamente os do 2.º Ciclo. A principal finalidade deste texto é a de contribuir para o conhecimento das perceções que estes docentes têm sobre o seu conhecimento profissional no ensino da gramática, à luz do modelo proposto por Shulman (1987) e adaptado por Grossman (1990). A escolha do quadro metodológico de investigação recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados de um inquérito por questionário, recolhidos junto de 200 docentes, visando identificar (i) a importância atribuída e a frequência com que estes docentes trabalham o conhecimento gramatical, (ii) o grau de adequação percecionado quanto ao seu conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico, bem como (iii) as dificuldades identificadas no ensino-aprendizagem da gramática. Os resultados permitem-nos assumir uma complexidade de fatores implicados na construção dessas perceções e potencialmente intervenientes no ensino da gramática: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento didático do conteúdo e também o conhecimento curricular. Com base nestes resultados, problematizamos o ensino da gramática sublinhando que um conhecimento de conteúdo gramatical deficitário conduz a que os docentes tomem opções pedagógicas pouco consistentes quanto às suas implicações conceptuais. Parece-nos, pois, necessário reequacionar a formação destes docentes, visando (re)consciencializar os professores da complexidade do conhecimento de base implicado no ensino gramatical e do seu efetivo papel na construção das aprendizagens dos alunos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto UID/CED/00317/2013 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação do professor de Português | por |
dc.subject | Ensino da gramática | por |
dc.subject | Conhecimento de conteúdo gramatical | por |
dc.subject | Conhecimento didático de conteúdo gramatical | por |
dc.subject | Conhecimento curricular | por |
dc.title | Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática: perceções de docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://siba-ese.unile.it/index.php/dvaf/article/view/18002/15348 | por |
oaire.citationConferenceDate | 8-11 out. 2015 | por |
sdum.event.title | V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 2683 | por |
oaire.citationEndPage | 2700 | por |
oaire.citationConferencePlace | Università del Salento, Lecce, Itália | por |
dc.identifier.doi | 10.1285/i9788883051272p2683 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas_Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático.pdf | 823,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |