Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55427

TítuloA natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Palavras-chaveInteracção
Reflexão
Transformação
(Re)construção
Aprendizagem
DataDez-2010
EditoraPontificia Universidad Católica del Perú (pucp)
CitaçãoCoelho da Silva, José Luís (2010). A natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem. In U. Malaspina (Coord.), La opción por la interdisciplinariedad. El estudiante como protagonista. Actas del VI Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria (12 pp.). Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú.
Resumo(s)A necessidade de promover nos alunos capacidades de pensamento divergente e de problematização, processos primários na construção e evolução do conhecimento, conduz à atribuição de relevância à reflexividade na aprendizagem. Na experiência aqui relatada, é operacionalizada através da implementação de uma estratégia que consiste na produção individual de um relato reflexivo centrado na análise crítica de conteúdos e processos de aprendizagem. Assenta num processo dialógico, consubstanciado na relação que o aluno estabelece com os documentos orientadores da elaboração do relato - guião e grelha de avaliação - e com o docente através do feedback por ele fornecido. O presente texto incide na análise da relevância destas interacções no desenvolvimento da reflexividade, da perspectiva das alunas participantes. Constata-se que o guião é utilizado pela maioria na construção do relato reflexivo, primordialmente antes e durante a sua redacção. Contrariamente, a grelha de avaliação é usada apenas por um número limitado de alunas e após a redacção do relato. As alunas reconhecem que o feedback do docente promove o nível de reflexividade do relato, através de um discurso de clarificação, suporte e intervenção.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55427
ISBN978-612-4057-32-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose_Luis_Coelho_da_Silva_2010_NaturezaDialogica_da_Reflexividade_na_Aprendizagem_VICIDU.pdf245,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID