Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55411

TitleImplementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
Author(s)Machado, Sandra Rita da Silva
Advisor(s)Crispim, José António Almeida
KeywordsImpacto
Qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Implementação
Norma ISO 9001
Impact
Quality
Quality management system
Implementation
Standard ISO 9001
Issue date2018
Abstract(s)O termo qualidade não deixa ninguém indiferente no mundo industrial de hoje. Este termo refere-se a vários conceitos que podem ser encontrados e estudados a partir de um Sistema de Gestão da Qualidade. A qualidade e a satisfação dos clientes são o principal objetivo de uma empresa, e com a ajuda de um Sistema de Gestão eficiente, torna-se cada vez mais uma forma de diferenciação das empresas perante os seus clientes. As organizações reconhecem que o caminho para a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser complexo, ainda assim, cada vez mais é necessário que as empresas implementem esta norma pois a qualidade é fundamental nos dias de hoje. Este estudo teve como objetivo descrever a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa do setor têxtil. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo estudar se a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001, traz ou não mais-valias à empresa, e quais os seus resultados depois da implementação. No sentido de analisar este impacto foram recolhidos dados antes e depois da implementação a fim de compará-los, e investigar as melhorias desenvolvidas pelo Sistema de Gestão. Através destes resultados pode constatar-se que a norma ISO 9001 trouxe, de facto, melhorias significativas à empresa. Esta norma consegue não só ajudar a empresa a medir os seus problemas como também ajuda a resolver os mesmos. A BeStitch, antes da implementação, não fazia qualquer monitorização e, consequentemente, não traçava objetivos por não ter base de comparação. Depois da implementação da norma, já foi possível à BeStitch fazer monitorizações e assim conseguir quantificar os seus principais problemas.
The term quality doesn’t leave anyone indifferent this days, in the industrial world. It refers to several concepts that can be found and studied from a Quality Management System. Quality and customer satisfaction are the main goal of a company, and with the help of an efficient Management System it becomes increasingly a way of differentiating companies towards their clients. Organizations recognize that the road to implementing and certifying a Quality Management System can be complex, nevertheless, it is necessary for companies to implement this standard, since quality is fundamental today and is a differentiation factor. This study aims to describe the implementation of a Quality Management System in a textile company. In this way, this dissertation aims to study whether the implementation of a Quality Management System, according to ISO 9001, brings value to the company or not, and what are the company results after the implementation. In order to analyze this impact, data were collected before and after the implementation in order to compare them and evaluate the improvements developed by the Management System. Through these results it can be seen that ISO 9001 standard has, in fact, brought significant improvements in to the company. This standard not only helps the company to measure its problems but also helps to solve them. Before implementation, BeStitch did not make any measurements and did not even set goals for not having something to base it on. After the standard implementation, it was already possible for BeStitch to take measurements and thus be able to quantify its main problems.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55411
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra+Rita+da+Silva+Machado.pdf8,45 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID