Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55388

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.editorGomes, Maria João-
dc.contributor.editorOsório, António José-
dc.contributor.editorValente, Luís-
dc.date.accessioned2018-07-24T14:33:19Z-
dc.date.available2018-07-24T14:33:19Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGomes, M. J.; Osório, A. J.; & Valente, L. (organizadores). (2015). Challenges 2015: Meio século de TIC na educação – Half a century of ICT in Education – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-989-97374-3-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55388-
dc.description.abstract“Meio século de TIC na educação / Half a century of ICT in Education” foi o mote definido para a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015. Assumindo como marco de partida a emergência dos conceitos de hipertexto e de hiperfilme, termos que Theodor Nelson apadrinhou por volta de 1965, este lema permite também assinalar os 30 anos do projeto de referência para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal: o MINERVA - Meios Informáticos No Ensino - Racionalização, Valorização e Atualização. Um projeto Português, um caso internacional de sucesso de inovação em educação com TIC e, sem dúvida, um período marcante na história das TIC no ensino não superior em Portugal, assegurou a aproximação entre as Escolas e as Universidades e proporcionou real cooperação e colaboração entre professores e investigadores de todos os níveis de ensino. Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e de aprendizagem com as TIC, orientadora de todas as conferências Challenges, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede. Foi neste contexto que desafiámos educadores e investigadores a apresentar e a discutir o conhecimento que se tem construído sobre as TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de interpelação do conhecimento. Este livro de atas é um testemunho da dinâmica da comunidade científica e profissional que investiga e intervém nesta área, reunindo 120 textos organizados de acordo com os seus três eixos habituais: (i) ambientes emergentes, (ii) avaliação digital e (iii) o digital e o currículo. No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas, procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação. O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação, sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online. No eixo “O digital e o currículo” articulam-se os contributos das questões da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem. Estas atas são também um testemunho concreto da resiliência dos professores e dos investigadores que, num contexto depressivo ao nível económico, social e de política de investigação, persistem na sua tarefa de refletir, sonhar e construir o futuro da educação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectTIC na educaçãopor
dc.titleAtas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in educationpor
dc.typeconferenceProceedingspor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate14 e 15 de maio.2015por
sdum.event.titleIX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in educationpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceBraga - Universidade do Minhopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in educationpor
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
atas_challenges_ed1_01062015.pdf13,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID