Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55382
Título: | Estilo de liderança e comportamentos de cidadania organizacional em estabelecimentos de ensino público |
Autor(es): | Dias, Ana Isabel Barros Monteiro |
Orientador(es): | Carvalho, Ana |
Palavras-chave: | Liderança transformacional Liderança transacional Liderança orientada para as pessoas Liderança orientada para a tarefa Escola Diretor Comportamentos de cidadania organizacional Professores Transformational leadership Transactional leadership People-oriented leadership Task-oriented leadership School Principal Organizational citizenship behaviors Teachers |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A sociedade organizacional encontra-se imersa num ambiente caraterizado por um nível
crescente de exigência, o que requer cada vez mais esforços por parte dos seus colaboradores
para que se consigam atingir os objetivos organizacionais. É precisamente neste contexto que
a Escola, como Organização, depende de líderes que estejam aptos a utilizarem o estilo de
liderança mais adequado ao contexto onde estão inseridos. A presente investigação pretende
analisar o estilo de liderança exercido pelos Diretores das escolas, do distrito de Braga, a
partir da perceção dos professores, e relacioná-los com os Comportamentos de Cidadania
Organizacional (CCO) demonstrados pelos professores. A revisão de literatura parece apontar
para uma relação positiva entre o estilo de liderança transformacional e os CCO. Porém,
alguns autores também reforçam uma ligação positiva entre o estilo de liderança transacional
e os CCO, não havendo consenso nesta temática. Também a revisão de literatura aponta para
uma possível ligação entre as variáveis demográficas dos professores e os CCO demonstrados
por estes. A metodologia adotada foi de cariz quantitativo, nomeadamente, por meio de uma
investigação por inquérito através de questionário. A amostra foi composta por 190
professores, repartidos entre os vários ciclos (pré-escolar, básico e secundário). Da análise
fatorial resultaram dois estilos — liderança orientada para as pessoas e liderança orientada
para a tarefa, pelo que se optou por discutir os resultados, de forma pormenorizada, com estes
estilos. Os resultados apontam para um estilo de liderança do Diretor mais orientado para as
pessoas, sendo que a perceção dos professores varia consoante a sua idade e o local onde
estes lecionam. Também os CCO por eles demonstrados variam consoante o sexo, idade,
antiguidade profissional e vínculo profissional. The organizational society is immersed in an environment which is increasingly demanding, requiring greater efforts on the part of its employees in order to achieve the organizational objectives. It is precisely in this context that The School as an Organization depends on leaders who are able to use the leadership style best suited to the context in which they operate. The present research intends to analyze the leadership role of public school principals in the district of Braga, i.e., to characterize their leadership styles (transformational and transactional), from the teachers' perceptions and relate them to the Organizational Citizenship Behaviors (OCBs) demonstrated by teachers. The literature review seems to point to a positive relationship between the transformational leadership style and OCBs. However, some authors also reinforce a positive link between the transactional leadership style and OCBs. Therefore, there is no consensus on this issue. Also, the literature review points to a possible link between the demographic variables of teachers and the Organizational Citizenship Behaviors demonstrated by them. The methodology adopted was of a quantitative nature, namely, through an investigation by inquiry through questionnaire. The sample was composed of 190 teachers, distributed among the various cycles (preschool, basic and secondary). Two leadership styles resulted from the factor analysis — people-oriented leadership and task-oriented leadership, reason why it was decided to discuss these results in detail during the discussion part. The results point to a more people-oriented leadership style of the Principal, with teachers' perceptions varying according to their age and the place where they teach. The OCBs demonstrated by the teachers vary according to their gender, age, professional seniority and their contracts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55382 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana+Isabel+Barros+Monteiro+Dias.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |