Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55382

TítuloEstilo de liderança e comportamentos de cidadania organizacional em estabelecimentos de ensino público
Autor(es)Dias, Ana Isabel Barros Monteiro
Orientador(es)Carvalho, Ana
Palavras-chaveLiderança transformacional
Liderança transacional
Liderança orientada para as pessoas
Liderança orientada para a tarefa
Escola
Diretor
Comportamentos de cidadania organizacional
Professores
Transformational leadership
Transactional leadership
People-oriented leadership
Task-oriented leadership
School
Principal
Organizational citizenship behaviors
Teachers
Data2018
Resumo(s)A sociedade organizacional encontra-se imersa num ambiente caraterizado por um nível crescente de exigência, o que requer cada vez mais esforços por parte dos seus colaboradores para que se consigam atingir os objetivos organizacionais. É precisamente neste contexto que a Escola, como Organização, depende de líderes que estejam aptos a utilizarem o estilo de liderança mais adequado ao contexto onde estão inseridos. A presente investigação pretende analisar o estilo de liderança exercido pelos Diretores das escolas, do distrito de Braga, a partir da perceção dos professores, e relacioná-los com os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO) demonstrados pelos professores. A revisão de literatura parece apontar para uma relação positiva entre o estilo de liderança transformacional e os CCO. Porém, alguns autores também reforçam uma ligação positiva entre o estilo de liderança transacional e os CCO, não havendo consenso nesta temática. Também a revisão de literatura aponta para uma possível ligação entre as variáveis demográficas dos professores e os CCO demonstrados por estes. A metodologia adotada foi de cariz quantitativo, nomeadamente, por meio de uma investigação por inquérito através de questionário. A amostra foi composta por 190 professores, repartidos entre os vários ciclos (pré-escolar, básico e secundário). Da análise fatorial resultaram dois estilos — liderança orientada para as pessoas e liderança orientada para a tarefa, pelo que se optou por discutir os resultados, de forma pormenorizada, com estes estilos. Os resultados apontam para um estilo de liderança do Diretor mais orientado para as pessoas, sendo que a perceção dos professores varia consoante a sua idade e o local onde estes lecionam. Também os CCO por eles demonstrados variam consoante o sexo, idade, antiguidade profissional e vínculo profissional.
The organizational society is immersed in an environment which is increasingly demanding, requiring greater efforts on the part of its employees in order to achieve the organizational objectives. It is precisely in this context that The School as an Organization depends on leaders who are able to use the leadership style best suited to the context in which they operate. The present research intends to analyze the leadership role of public school principals in the district of Braga, i.e., to characterize their leadership styles (transformational and transactional), from the teachers' perceptions and relate them to the Organizational Citizenship Behaviors (OCBs) demonstrated by teachers. The literature review seems to point to a positive relationship between the transformational leadership style and OCBs. However, some authors also reinforce a positive link between the transactional leadership style and OCBs. Therefore, there is no consensus on this issue. Also, the literature review points to a possible link between the demographic variables of teachers and the Organizational Citizenship Behaviors demonstrated by them. The methodology adopted was of a quantitative nature, namely, through an investigation by inquiry through questionnaire. The sample was composed of 190 teachers, distributed among the various cycles (preschool, basic and secondary). Two leadership styles resulted from the factor analysis — people-oriented leadership and task-oriented leadership, reason why it was decided to discuss these results in detail during the discussion part. The results point to a more people-oriented leadership style of the Principal, with teachers' perceptions varying according to their age and the place where they teach. The OCBs demonstrated by the teachers vary according to their gender, age, professional seniority and their contracts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55382
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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