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TitleLinguagem não verbal: que influência no Recrutamento e Seleção?
Author(s)Lima, Cátia Filipa Freitas
Advisor(s)Leite, Regina Maria de Oliveira
KeywordsGestão de recursos humanos
Recrutamento e seleção
Linguagem não verbal
Human resources management
Recruitment and selection
Nonverbal language
Issue date2018
Abstract(s)No seio da Gestão de Recursos Humanos, o processo de Recrutamento e Seleção consiste numa prática com elevada importância, a que todas as organizações são levadas a recorrer. Este processo apresenta-se como resposta à necessidade de as empresas integrarem nas suas equipas profissionais de talento, que se tornem fonte de vantagem competitiva. O presente estudo tem como objetivo central explorar a influência que a Linguagem não verbal do candidato pode assumir no processo de Recrutamento e Seleção. Primeiramente, pretende-se compreender o que os recrutadores entendem por Linguagem não verbal, a que aspetos conferem maior atenção e qual a importância destes sinais para o Recrutamento e Seleção. Ao mesmo tempo, tornou-se crucial aferir de que forma é possível realizar inferências sobre a personalidade dos indivíduos com base na componente não verbal da comunicação, e de que forma esta pode ser manipulada com o intuito de criar determinada imagem no recrutador. Para a operacionalização deste estudo, adotou-se uma metodologia qualitativa. Foram levadas a cabo doze entrevistas com profissionais de recursos humanos. Com a procura por parte das organizações da diferenciação através do capital humano, será a Linguagem não verbal um meio de melhor recrutar e selecionar os indivíduos para os cargos? Os resultados sugerem que a linguagem não verbal do candidato assume influência nas decisões dos recrutadores, sendo que a vertente comportamental e motivacional dos candidatos é muito valorizada. Apesar da importância que lhe é conferida, a linguagem não verbal está associada a uma elevada subjetividade, pelo que é notória a necessidade de uma maior clarificação da temática a nível organizacional.
Within Human Resources Management, the recruitment and selection process is a practice of great importance that all organizations need to use. This process answers the companies’needs to integrate into their teams talented profissionals, which may turnout to be a source of competitive advantage. The main objective of this study is to explore the influence that the nonverbal language of the candidate can assume in the recruitment and selection process. Firstly, it is intended to understand how recruiters define nonverbal language, to what aspects they give more attention and how important these signals are to recruitment and selection. At the same time, it has become crucial to realize how it is possible to make inferences about the personality of individuals based on the nonverbal component of communication, and how it can be manipulated in order to create a certain image on the recruiter. For the operationalization of this study, a qualitative methodology was adopted. Twelve interviews with human resources professionals were carried out. With the organizations demand for differentiation through human capital, can nonverbal language be a better way of recruiting and selecting individuals for positions? The results suggest that the candidate’s nonverbal language influences the recruiter’s decisions, and the candidate’s behavioral and motivacional side is highly valued. Despite the importance given to it, nonverbal language is associated with a high subjectivity, so it is notorious that there is a need to clarify the subject at an organizational level.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55363
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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