Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/55352

TítuloO desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
Autor(es)Freitas, Mónica Andreia de Moura
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveEstágio
Internacionalização
PMEs
Modos de entrada
Espanha
Vidro de embalagem
Internship
Internationalization
SMEs
Entry modes
Spain
Glass packaging
Data2018
Resumo(s)A internacionalização é uma realidade cada vez mais expressiva no mundo atual, que é cada vez mais integrado económica, social, cultural e politicamente. Esta realidade aplica-se também às pequenas e médias empresas (PMEs), que podem beneficiar da internacionalização em termos de aumento da sua performance económica e financeira. Assim, a entrada em mercados estrangeiros é vista como uma necessidade para estas empresas, devido à crescente vulnerabilidade do mercado português decorrente sobretudo da saturação do mercado. No entanto, é também vista como uma oportunidade, pois sendo as PMEs bastante versáteis e adaptáveis, têm na internacionalização a possibilidade de expansão, crescimento e de aquisição de conhecimentos que as podem tornar diferenciadoras e mais fortes no mundo empresarial. O presente relatório aborda o processo de internacionalização da empresa Global- Produtos de Embalagem, Lda. para o mercado espanhol. Resulta de um estágio curricular de seis meses na empresa, em que foi possível conhecer a realidade de uma PME cujo mercado de atuação é o vidro de embalagem, tendo como objetivo ampliar a sua presença em mercados internacionais, e, em particular, em Espanha, que é considerado um mercado natural para a mesma. Deste modo, ao longo do quadro teórico são abordados os temas fulcrais da internacionalização, como as suas motivações, as teorias e os modelos de internacionalização, os modos de entrada e as dimensões culturais da internacionalização. Foi também realizado um estudo empírico comparativo do mercado espanhol relativamente ao mercado português. O relatório apresenta também toda a experiência e conhecimentos adquiridos no quadro das atividades desenvolvidas no estágio.
Internationalization is an increasingly recurrent phenomenon in the business world which is increasingly globalized and integrated economically, socially, culturally and politically. This reality also applies to small and medium-sized enterprises (SMEs) which may benefit from internationalization in terms of increasing their economic and financial performance. Thus, the entry into foreign markets is seen as a necessity for these companies due to the growing vulnerability of the Portuguese market, mainly caused by the market saturation. However, it is also seen as an opportunity, since SMEs are very versatile and adaptable, they have in internationalization a possibility of expansion, growth and knowledge acquisition that can make them distinctive and stronger in the business world. This report presents the internationalization process of Global - Produtos de Embalagem, Lda. for the Spanish market. It results from a six-month curricular internship at the company, whereby it was possible to have some knowledge about the reality of an SME, whose market is the glass packaging, and whose objective is to expand its presence in international markets, particularly in Spain, which is considered a natural market for them. Thus, throughout the theoretical framework, the key issues of internationalization, such as their motivations, theories and models of internationalization, the entry modes and the cultural dimensions of internationalization are presented. A comparative empirical study of the Spanish market for the Portuguese market was also carried out. This report also provides all the experience and knowledge acquired in the business activities developed during the internship.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55352
AcessoembargoedAccess (1 Year)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mo_nica+Andreia+de+Moura+Freitas.pdf2,9 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis