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TitleAntoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
Other titlesAntoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur.
Author(s)Oliveira, Madalena
Keywordsrádio
metodologias
epistemologia sonora
metainvestigação
radio
methodologies
sound epistemology
metaresearch
Issue dateJun-2018
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
JournalComunicação e Sociedade
CitationOliveira, M. (2018). [Recensão a] Antoine, F. (Ed.) (2016). Analyser la radio. Méthodes et mises en pratique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur. Comunicação e Sociedade, 33, 435-440. doi: 10.17231/comsoc.33(2018).2927
Abstract(s)[Excerto] Para o artista – o pintor, o escultor ou o escritor –, o ponto de vista é o ponto a partir do qual o objeto real é observado, examinado, contemplado e compreendido. É o ponto de distância a que a realidade se oferece ao olhar e ao sentir. De acordo com as definições correntes, o ponto de vista corresponde, assim, a um modo de ver ou julgar, por tudo o que ver implica de ajuizar, avaliar e conceber. Numa aceção puramente visual do conceito, Teresa Mendes Flores lembra que “o ponto de vista expressa a relação que se estabelece entre o objeto representado e a posição de onde ele é visto ou visualizado pelo seu produtor ou espectador” (Flores, s.d.). É o lugar, físico e/ou simbólico, de onde o artista constrói a noção de perspetiva, traça o enquadramento e apreende a composição de conjunto. É, enfim, no limite, a posição de onde se exerce uma espécie de Weltanschauung, uma visão do mundo orientada por valores culturais e por uma certa cartografia de conhecimentos prévios que determinam a cada momento o que os olhos levam à imagem do objeto.
[Excerpt] For an artist – a painter, sculptor or writer – the point of view is the place from which a real object is observed, examined, contemplated and understood. It is the place from which reality offers itself to be seen and felt, at a distance. According to current definitions, the point of view thus corresponds to a specific way of seeing or judging reality, encompassing everything implied by observation, in terms of judging, evaluating and conception. In a purely visual meaning of the concept, Teresa Mendes Flores recalls that “the point of view expresses the relationship established between the represented object and the position from which it is seen or viewed by its producer or spectator” (Flores, n.d.). It is the physical and / or symbolic place, from which the artist constructs the notion of perspective, frames the work, and perceives the composition as a whole. At the limit, it is the position that engenders a kind of Weltanschauung, a vision of the world orientated by cultural values, and by a certain mapping of prior knowledge that determines, at each moment, what the eye brings to the image of the object.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55340
DOI10.17231/comsoc.33(2018).2927
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Publisher versionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2927
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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