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TítuloO Teatro e os seus Públicos: uma análise sociológica
Outro(s) título(s)The Theater and its Public: a sociological analysis
Autor(es)Martins, Andreia Marisa da Silva
Orientador(es)Rabot, Jean-Martin
Simães, C.
Palavras-chaveTeatro
Público
Motivos
Casa das Artes
Theatre
Audience
Reasons
Data2018
Resumo(s)O theatrum foi, em tempos, um palco de grandes espetáculos e glamour. Mas o teatro foi muito mais do que isso: representou, durante o século passado, no regime ditatorial, uma forma de crítica e contra censura ao poder instalado. E foi com o fim deste período que o teatro cresceu quer em audiência, quer em espetáculos. Todavia, apesar de ser livre, as suas temáticas são ainda limitadas pelos tabus e pela crítica social. Atualmente, o theatrum enfrenta radicais transformações. Sendo ele o espaço físico onde se recriam as obras de arte, perdeu importância para as tecnologias de informação, que permitem a visualização da obra em qualquer lugar, acabando, deste modo, com a necessidade de estar num determinado espaço físico. Por conseguinte, o assincronismo entre obra e audiência permitiu que a obra possa estar em diversos locais à mesma hora, bem como alcançar uma audiência muito mais alargada. Nesta investigação, assim sendo, procura-se identificar, caracterizar e compreender o público efetivo de uma entidade cultural e o seu público potencial. A entidade selecionada foi a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, devido à sua localização geográfica e à sua diversidade programática. Para conseguir formar a amostra, reunimos participantes da sua audiência, bem como habitantes e alunos da Universidade doMinho pertencentes à área geográfica onde esta se situa.
The theatrum was once a stage of great spectacle and glamour. But the theater was so much more than that: it represented during the last century, specially during the dictatorial regime, a form of criticism and against censorship of the installed power. With the end of this period the theater grew both in audience and in spectacles. Although today is more liberal, its themes are still limited by tabus and social criticism. Nowadays, the theatrum faces radical transformations. Being the physical space where the works of art are recreated, it has lost importance to the technological world, which allowthe visualization of the work virtually anywhere, thus endingwith the need to be in a certain physical space. Consequently, the asynchronism between piece and audience allowed the piece to be in several places at the same time, as well as reaching a much wider audience. In this investigation we try to identify, characterize and understand the effective audience of a cultural entity and its potential audience. The selected entity for this study was the Casa das Artes of Vila Nova de Famalicão. It was selected because of its geographical location and its programmatic diversity. In order to be able to form the sample we gathered participants from its audience, as well as inhabitants and students of the University of Minho belonging to the geographical area of Vila Nova de Famalicão.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55293
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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