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TítuloÍndice Escolar de Orientação Sustentável (IEOS)
Autor(es)Araújo, Catarina Azevedo
Orientador(es)Pereira, Orlando P.
Palavras-chaveAmbiente
Economia social
Educação
Escola
Felicidade sustentável
Índice
Sociedade
Sustentabilidade
Behaviors
Education
Environment
Index
School
Social economics
Society
Sustainability
Sustainable happiness
Data2018
Resumo(s)O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um índice, o Índice Escolar de Orientação Sustentável (IEOS), como uma ferramenta que venha a contribuir para medir a implementação de medidas de incentivo a comportamentos mais sustentáveis - a nível económico, ambiental e social. Defende-se que este seria um complemento ao ranking das escolas, que atualmente tem apenas como base apenas nas classificações dos alunos, por pretender medir o impacto da educação para um mundo mais sustentável. Defende-se ainda que este índice está alinhado com os valores e objetivos da Economia Social e é-lhe favorável à sua posição nos mercados. Para a estruturação teórica do IEOS é feito o levantamento das principais medidas apontadas pela literatura como importantes para o estímulo à sustentabilidade económica, ambiental e social. Termina com uma aplicação-teste do IEOS em atuais escolas portuguesas, através de uma metodologia mista, e concluiu-se que a sua orientação para a sustentabilidade é em geral modesta e pouco evidente.
The following dissertation proposes the development of an index, the School Index for Sustainable Orientation (SISO), as a tool that contributes to assess the successful implementation of measures that promote sustainable behaviors by schools, at an economic, environmental and social level. It argues this would complement the current ranking system, which is solely based on students’ grades, by measuring the impact of education in creating a sustainable society. It also argues this index is aligned with the values and purposes of Social Economics and it also favors its affirmation in the markets. For the theoretical structuring of the SISO it is reviewed the relevant literature to find out which measures are important for the promotion of sustainability at the economic, environmental and social level. It closes with a test application of the SISO on Portuguese schools, through a mixed methodology, and concludes that their sustainability orientation is modest and not very evident.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55290
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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