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TítuloNovos modelos de negócio da economia circular: barreiras e incentivos à sua implementação
Autor(es)Pizarro, Ana Margarida Ramalho Ribeiro
Orientador(es)Pinto, Lígia
Palavras-chaveEconomia circular
Modelos de negócio
Incentivos e barreiras
Circular economy
Business models
Barriers and incentives
Data2018
Resumo(s)As problemáticas ambientais, nomeadamente a problemática do esgotamento dos recursos, necessitam urgentemente de uma resolução, e a adaptação por parte das empresas aos pressupostos da Economia Circular é fundamental não só para uma atividade mais sustentável, mas também como meio para a alteração dos hábitos de consumo. Torna-se assim urgente a implementação de modelos de negócio sustentáveis, porém existem facilitadores e obstáculos a esta implementação, abordados neste trabalho, que influenciam as decisões das empresas. Percebendo a importância da transição, quer ambientalmente quer economicamente, e reconhecendo as empresas como um dos seus motores, este trabalho pretende perceber quais as barreiras e incentivos à mudança na forma como estas atuam. Para esta análise foi realizado um enquadramento teórico, onde são abordados pontos necessários para a compreensão do tema, posteriormente complementado por dados obtidos por via de questionários direcionados a empresas nacionais. Do estudo realizado conclui-se que Portugal apresenta potencial no que toca à transição para uma economia circular. Contudo, é necessário um maior apoio governamental à criação de condições que permitam a sua aceleração, nomeadamente no que diz respeito à quebra de barreiras para a implementação de novos modelos de negócio. Este estudo revelou que as maiores barreiras enfrentadas são a falta de diretrizes estratégicas, informação e apoio à transição, e os hábitos e mentalidades dos consumidores. Por outro lado, a necessidade de inovação, os possíveis benefícios económicos para a empresa e a preocupação ambiental empresarial foram classificados como principais incentivos.
Environmental issues, such as resource depletion, urgently require a resolution, and adaptation by companies to the Circular Economy assumptions is fundamental not only for a more sustainable activity, but also to change the habits of consumption. It is thus urgent to implement sustainable business models, but there are facilitators and obstacles to this implementation, discussed in this paper, that influence the decisions of companies. Realizing the importance of the transition, both environmentally and economically, and recognizing companies as one of their promoters, this work intends to perceive the barriers and incentives to change the way they operate. For this analysis, a theoretical framework was elaborated, where necessary points for the understanding of the subject were approached, later complemented by data obtained through questionnaires directed to national companies. The results obtained show that Portugal has potential in the transition to a circular economy. However, there is a need for government support and the creation of conditions to accelerate the transition, particularly regarding breaking down barriers to the implementation of new business models. This study revealed that the major barriers faced are the lack of strategic guidelines, information and transition support, and consumer habits and mentalities. On the other hand, the need for innovation, the possible economic benefits to the company and the awareness and concern about environmental issues and sustainability were pointed as main incentives.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55285
AcessoembargoedAccess (1 Year)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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