Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55165

TitleAntibullying interventions developed by nurses: integrative review
Other titlesIntervenções antibullying desenvolvidas por enfermeiros: revisão integrativa da literatura
Intervenciones antibullying desarrolladas por enfermeros: revisión integradora de la literatura
Author(s)Silva, Marta Angélica Iossi
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Braga, Iara Falleiros
Ferriani, Maria das Graças Bomfim de Carvalho
Pereira, Beatriz
Oliveira, Wanderlei Abadio de
KeywordsBullying
Early intervention
Pediatric nursing
School health
Issue date2017
PublisherUniversidad de Murcia. Servicio de Publicaciones
JournalEnfermeria Global
Abstract(s)Objective: To identify and describe anti bullying interventions developed by nurses. Method: Integrative review conducted in six databases using descriptors related to the phenomenon and nursing. The guiding question was: "What are the anti bullying interventions developed in schools by nurses?" Results: Five papers composed the corpus of analysis. The results indicate a variety of types of interventions (dramatization/role-playing, support group, multidimensional and videos). Conclusions: This review presents knowledge that can support anti bullying practices and intervention programs to be developed by nurses or health teams in Brazil.
Objetivos: Identificar e descrever as intervenções antibullying realizadas por enfermeiros. Método: Revisão integrativa da literatura realizada em seis bases de dados (CINAHL, LILACS, PsycINFO, PUBMED, SciELO e Web of Science), utilizando nas buscas descritores relacionados ao fenômeno e à enfermagem. A questão norteadora da pesquisa foi: “Quais são as intervenções antibullying desenvolvidas em escolas com a participação de enfermeiros?”. Resultados: Cinco artigos compuseram o corpus de análise da revisão. Os resultados indicaram uma variedade de enfoques nas intervenções realizadas (dramatização/teatro, grupo de apoio, multidimensional e vídeos). Conclusão: A revisão apresenta conhecimentos que podem orientar práticas e programas de intervenção antibullying a serem desenvolvidas por enfermeiros ou equipes de saúde no Brasil.
Objetivos: Identificar y describir las intervenciones antibullying realizadas por enfermeros. Método: Revisión integradora de la literatura realizada en seis bases de datos (CINAHL, LILACS, PsycINFO, PUBMED, SciELO y Web of Science), utilizando en las buscas descriptores relacionados al fenómeno y a la enfermería. La pregunta que orientó la investigación fue: “¿Cuáles son las intervenciones antibullying desarrolladas en escuelas con la participación de enfermeros?”. Resultados: Cinco artículos compusieron el corpus de análisis de la revisión. Los resultados indicaron una variedad de enfoques en las intervenciones realizadas (dramatización/teatro, grupo de apoyo, multidimensional y vídeos). Conclusión: La revisión presenta conocimientos que pueden orientar prácticas y programas de intervención antibullying a ser desarrollados por enfermeros o equipos de salud en Brasil.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55165
DOI10.6018/eglobal.16.4.267971
ISSN1695-6141
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo 2017 inglês Wanderlei 267971-1044671-1-PB.pdf515,77 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID