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dc.contributor.advisorFouces, Oscar Diazpor
dc.contributor.advisorIriarte Sanromán, Álvaropor
dc.contributor.authorLerma Sanchis, M. Dolorespor
dc.date.accessioned2018-06-27T11:02:28Z-
dc.date.issued2017-10-17-
dc.date.submitted2017-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/55158-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Linguagem (Especialidade em Linguística Aplicada)por
dc.description.abstractA presente tese de doutoramento, baseada no paradigma dos Estudos Descritivos de Tradução (EDT), estuda o modo como os elementos culturais (EC) são legendados nos filmes. Trata-se de uma problemática até ao momento não investigada na tradução de textos audiovisuais, no par de línguas e culturas portuguesa e espanhola. Para abordar esta temática, constituiu-se um corpus formado por sete filmes de Pedro Almodóvar, desde a fita Todo sobre mi madre (1999) − que significou a internacionalização e o reconhecimento do realizador por parte da crítica e do público −, até Los amantes pasajeros (2013), o último título estreado até à data em que iniciamos a investigação. Seguindo Toury (1995) e os Estudos Descritivos de Tradução aplicados à legendagem, focamos o estudo nas normas operativas, em particular nas linguístico-textuais, a fim de identificar e analisar as técnicas de tradução usadas na transposição para a legendagem portuguesa dos EC. Todavia, uma vez que na tradução dos EC as opções dos tradutores são influenciadas por circunstâncias externas, optamos por contextualizar a pesquisa incluindo as normas preliminares e as iniciais. Dentro das normas preliminares, abordamos questões como as relações existentes entre o sistema cultural de partida e o de chegada, a receção do cinema em Portugal e o estado do ensino e a investigação sobre Tradução Audiovisual (TAV) em Portugal. A norma inicial indicar-nos-á se o texto de chegada tende para norma da aceitabilidade, ao aproximá-lo da cultura de chegada, ou para a adequação, que promove a preservação dos EC que o ligam à cultura de origem. Esperamos que o trabalho contribua para um maior conhecimento da TAV em Portugal, na combinação linguística e cultural abordada. Consideramos que as conclusões retiradas são válidas apenas para o corpus examinado, mas seria interessante poder confirmá-las, ou refutá-las, através da análise de um outro corpus, dentro da mesma combinação linguística. Nessa medida, optamos pela cautela no momento de generalizar ou extrapolar as conclusões, face à ausência de estudos sobre esta temática, na combinação linguística e cultural visada.por
dc.description.abstractThe following doctoral thesis, based on the Descriptive Translation Studies, will examine the way in which cultural elements are subtitled in movies. This is a subject yet to be investigated in the translation of audiovisual texts between Portuguese and Spanish cultures. In order to approach this topic, we gathered a corpus formed by seven of Almodovar’s films, between All About My Mother (1999) – which began his internationalization and acknowledgement by both the critics and the audience –, and I’m So Excited (2013), his last one, dating from when we began this investigation. Inspired by Toury (1995) and the Descriptive Translation Studies applied to subtitling, we focused our research on the operational norms, particularly in the textual-linguistic ones, in order to identify and analyze the translation techniques used to transpose the Cultural Elements to Portuguese. However, since the translators’ options when translating Cultural Elements are influenced by external circumstances, we decided to put the research into context, incorporating the preliminary and initial norms. Within the preliminary norms, we addressed issues such as the relationships between both the source and the target cultural systems, the reception of cinema in Portugal and the stage of education and investigation in Audiovisual Translation in Portugal. The initial norm will clarify if the target text is more inclined to the norm of acceptability, making it closer to the target culture, or falling towards adequacy, preserving more of the Cultural Elements which bind them to its source culture. We hope this work contributes to a greater knowledge of Audiovisual Translation between the two languages and cultures addressed. We believe that the conclusions drawn are only valid to the corpus we examined. However, it would be of great interest to be able to confirm or disprove them, by studying another corpus with the same linguistic combination. Therefore, we must be cautious when generalizing or extrapolating conclusions, since there are no studies in this area with this linguistic and cultural combination.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTradução audiovisualpor
dc.subjectLegendagempor
dc.subjectElementos culturaispor
dc.subjectNormas e tendências de traduçãopor
dc.subjectCinema de Almodóvar em Portugalpor
dc.subjectAudiovisual translationpor
dc.subjectSubtitlingpor
dc.subjectCultural elementspor
dc.subjectTranslation norms and tendenciespor
dc.subjectAlmodóvar’s cinema in Portugalpor
dc.titleTradução audiovisual e transferência intercultural: a legendagem dos filmes de Pedro Almodóvar em português europeupor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101545495por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Appears in Collections:CEHUM - Teses de Doutoramento
BUM - Teses de Doutoramento
ILCH - Teses de doutoramento

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