Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55145

TítuloPensar o género na publicidade: percepções de estudantes do ensino superior português
Autor(es)Jorge, Ana Margarida Reis
Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Magalhães, Sara
Palavras-chavePublicidade institucional
Género
Jovens
Portugal
Advertisements
Gender
Youth
Data2017
EditoraUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
RevistaRevista Gênero e Direito
Resumo(s)Neste artigo discutem-se resultados do projeto PubliDiversidade. Após a realização de grupos focais com jovens universitárias/os da área de comunicação, analisaram-se as suas percepções relativamente à dimensão de género na publicidade, enfatizando também as estratégias de auto e heteroregulação existentes. Concluiu-se pela escassez de perspetivas críticas e de rutura face a representações genderizadas em anúncios publicitários, subtraindo-as a imperativos sociais e de mercado, embora algumas/alguns participantes tenham apresentado discursos que remetem para alguma reflexividade. Neste sentido, o estudo aponta para a necessidade de ampliação de uma literacia publicitária crítica, com previsível impacto na edificação de uma publicidade pautada pela igualdade de género.
The present paper discusses the results of the research project PubliDiversidade. Through focus group discussions with young Portuguese university students from communication courses, we sought to scan the main perceptions of these young students towards advertising, highlighting also existing self- and hetero-regulation strategies. We concluded for the absence of critical and rupture perspectives with gendered representations in ads, subtracting them to social and market imperatives, although some of the participants showed some discourses that could remit to some reflectiveness. In this sense, the study shows the importance of the enlargement of critical media literacy, with predictable impact on the promotion of advertisements lined by gender equality.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55145
DOI10.22478/ufpb.2179-7137.2017v6n1.35627
ISSN2179-7137
Versão da editorahttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/article/view/35627
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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