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https://hdl.handle.net/1822/55050
Título: | Envelhecer com sucesso: um projeto de aprendizagem e partilha de conhecimentos |
Outro(s) título(s): | Aging with success: a project of learning and sharing of knowledge |
Autor(es): | Almeida, Nádia Patrícia Vieira de |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Educação de adultos Educação na terceira idade Envelhecimento ativo Qualidade de vida Adult education Education in the elderly Active aging Quality of life |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O envelhecimento progressivo da população constitui, atualmente, um facto preocupante
e, ao mesmo tempo, desafiante. Foi visto, durante centenas de anos, como algo negativo, onde
não havia espaço para a aprendizagem e para o enriquecimento pessoal. Porém, devido a uma
série de fatores, esta visão foi-se alterando, ainda que a um ritmo moroso. Atualmente, o
envelhecimento já não é perspetivado como algo negativo, mas sim como uma etapa da vida, na
qual o idoso pode usufruir de determinadas oportunidades, protagonizadas pelas respostas
sociais existentes.
O presente projeto – que decorreu numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)
– teve como finalidade a “promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos”. A nossa
intervenção abrangeu cerca de vinte e cinco (25) utentes, com caraterísticas muito próprias, com
estilos e objetivos de vida distintos.
Ao longo do desenvolvimento deste projeto tivemos por base metodologias intrínsecas ao
paradigma de investigação qualitativo interpretativo-hermenêutico e orientamo-nos pelas
diretrizes do método de Investigação – Ação – Participativa. Recorremos a técnicas de
Investigação e a técnicas de intervenção, associadas à animação sociocultural.
A partir dos interesses e necessidades dos participantes e tendo, ainda, em conta as
carências existentes na instituição – que necessitavam ser colmatadas – criamos quatro (4)
oficinas: da saúde e da alimentação saudável; da educação ambiental; da promoção da
qualidade de vida; da promoção cultural.
O grupo mostrou-se bastante satisfeito com as atividades implementadas e com vontade
de aprender ainda mais, tal como os resultados demonstram. Muitos foram aqueles que
partilharam: “podemos envelhecer, mas com sucesso”.
Podemos afirmar que intervenção teve resultados positivos visto que, através dos
inquéritos por questionário, os intervenientes salientaram as vantagens do projeto: aquisição de
novas aprendizagens, partilha de conhecimentos e melhoria da qualidade de vida – a nível
cognitivo, físico e social.
Para além disso, os utentes frisaram ainda outros pontos positivos: os momentos de
alegria, de descontração, de animação e, acima de tudo, de compreensão. Nowadays the progressive aging of population is a concerning fact and at the same time challenging. This was seen, for hundreds of years, as something negative, where there wasn’t space for learning and personal enrichment. However, due to a series of factors, this vision has been changing, yet at a very slowly rhythm. Currently we can say aging is no longer seen as something sceptical, but as other stage of life, where the elderly can enjoy certain opportunities, starred by the existent social responses. This project – which took place in a Residential Structure to Elderly People – had as goal the “promotion of well-being and quality of life of elderly”. Our intervention included about twenty five (25) patients, with their very own features, different lifestyles and life goals. Throughout the development of this project we had as base methodologies intrinsic to the paradigm of interpretative-hermeneutic investigation and we were oriented by the guidelines of the investigation method – participative – action. We used also investigation and intervention techniques associated to sociocultural animation. From the interests and necessities and taking into account the needs existing in the institution – which needed to be solved – we created four (4) workshops: health, healthy food, environmental education, promotion of quality of life, cultural promotion. The group showed quite satisfied with the activities implemented and with will to learn even more, as shown in the results. Many were the ones who shared: “we can age, but with success”. We can state that the intervention had positive outcomes since, by surveys, the intervenients highlighted the advantages of the project: acquisition of new learnings, knowledge sharing and improvement on the quality of life – at cognitive, physical and social levels. Beyond that, the patients emphasized other positive points: moments of happiness, relaxation, joy, and above all, comprehension. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55050 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Nadia Patricia Vieira de Almeida.pdf Acesso restrito! | Relatório de Estágio | 3,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |