Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55048
Título: | Semeando o futuro: um projeto de competências para a vida |
Outro(s) título(s): | Seeding the future: a life skills project |
Autor(es): | Gomes, Carla Vanessa Pereira |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Autonomização Competências para a vida Adolescência Acolhimento residencial Autonomy Life skills Adolescence Residential care |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O projeto “Semeando o futuro: um projeto de competências para a vida” resulta de um trabalho
de investigação/intervenção com um grupo de 12 jovens do sexo feminino em situação de
acolhimento residencial, na valência de infância e juventude de uma IPSS localizada em Braga. A
finalidade do projeto centrou-se no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao
desenvolvimento integral e autonomização.
Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob
os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas da animação-sociocultural,
de modo a garantir a participação ativa das participantes em todas as fases do projeto, tornandoas
protagonistas na solução dos seus problemas e autoras da transformação das suas condições
de vida.
Partindo dos interesses, necessidades e potencialidades do público-alvo, o projeto foi
desenhado na base de 5 oficinas: Saúde; Emoções e Relações Interpessoais; Orientação
Vocacional e Profissional; do Estudo e Parentalidade Positiva.
Considerando os resultados da avaliação contínua e final, a intervenção obteve resultados bastante
positivos relativamente ao nível da satisfação e das aprendizagens adquiridas, salientando os
benefícios da educação não formal na vida do público-alvo. “Seeding the future: a life skills project” is the result of a research/intervention work with 12 female adolescents in a residential care situation, in the valence of childhood and youth of a social solidarity private institution, located in Braga. The purpose of the project was based on the development of life skills, for integral and autonomy development. Resorting on the hermeneutic-interpretative qualitative paradigm, the project was developed under participatory action research, using sociocultural animation techniques, to ensure the active participation of the group in all phases of the project, making them protagonists in solving their problems and authors in the transformation of their living conditions. Based on interests, needs and potential of the group, the project was designed in 5 workshops: health; emotions and interpersonal relationships; vocational and professional guidance; study; positive parenting. Considering the results of the continuous and final evaluation, the intervention obtained positive results, regarding the level of satisfaction and learning acquired, emphasizing the benefits of non-formal education in participants’ lives. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55048 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Vanessa Pereira Gomes.pdf Acesso restrito! | 2,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |