Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55024

TitleSobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
Author(s)Zamith-Cruz, Judite
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
KeywordsSobredotação
Bullying;
Método Biográfico
Insucesso escolar
Issue dateJan-2017
PublisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
JournalSobredotação
Abstract(s)Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55024
ISSN0875-0106
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sobredotação e bullying.pdf179,02 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID