Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55011

TítuloLamas activadas - sistema de mistura completa
Autor(es)Ferreira, Eugénio C.
Mota, M.
Data7-Nov-1994
EditoraUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Biológica (DEB)
CitaçãoFerreira, Eugénio C.; Mota, Manuel, Lamas activadas - sistema de mistura completa. 1ªs Jornadas sobre Tratamento de Efluentes Vinícolas. Braga, 7-8 Nov., 125-127, 1994.
Resumo(s)O princípio do processo de lamas activadas consiste no fornecimento constante de matéria orgânica e oxigénio a uma comunidade de micro-organismos que se encontra num reactor. Os micro-organismos consomem a matéria orgânica e transformam-na através do metabolismo aeróbio, parte em nova biomassa microbiana e parte em CO2, H2O e minerais (processo de estabilização). Os micro-organismos (lamas), que crescem em flocos, são constantemente removidos do reactor para o sedimentador, onde devido a sua densidade, se separam do efluente tratado por sedimentação. O efluente sai pela parte superior do sedimentador e os micro-organismos sedimentados siio removidos pela parte inferior. Parte desta lama e então recirculada para o reactor, com a finalidade de manter a concentração em microrganismos necessária a um tratamento eficiente e o excesso de lama e purgado. Num processo de lamas activadas a operar em estado estacionário, a quantidade de lama purgada representa a massa microbiana produzida no reactor arejado. A mistura completa permite estabelecer uma concentração em sólidos uniforme e uma necessidade em oxigénio constante no tanque de arejamento. Este tipo de sistema e resistente a perturbações originadas por choques orgânicos e/ou hidráulicos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55011
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_47733_1.pdf546,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID