Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54922

TítuloVisualização interativa dos dados de acesso à universidade em Portugal
Autor(es)Costa, Samuel Gonçalves
Orientador(es)Reis, L. P.
Areal, Nelson
Palavras-chaveVisualizações interativas
Acesso ao ensino superior
Interactive views
Access to higher education
Data2017
Resumo(s)Com o avanço tecnológico surgem soluções capazes de resolver problemas com alto nível de complexidade e grande volume de dados que exigem alto poder de processamento. O aumento da quantidade de informação disponível pode gerar alguns problemas na análise e compreensão de dados. Por isso, nos últimos anos temos assistido a determinados dilemas na gestão universitária, que passam pela falta de análises/indicadores, pela falta de recolha automatizada de informação e por toda a informação ser disponibilizada, em grande parte dos sistemas, em tabelas simples. A existência destes problemas poderá levar à desmotivação dos decisores e a um número excessivo de horas perdidas a interpretar toda a informação. Deste modo, esta dissertação procura demonstrar a importância da visualização da informação sobre um grande volume de dados e, desta forma, apoiar a gestão universitária/direções na tomada de decisão. Esta dissertação é desenvolvida usando a metodologia “Design Science Research”, onde foram analisados todos os dados de preferências de estudantes, extraídos previamente do site do Ministério da Educação e Ensino Superior, respeitantes ao concurso nacional de acesso ao ensino superior, no espaço temporal de 2013-2017. A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) já possuía um sistema de informação de análise de acesso à UM, que permitia a extração de dados do Ministério da Educação e a geração de um conjunto de resumos executivos, com estatísticas avançadas, no início deste projeto em 2016. Pelo seu lado, a Escola de Economia e Gestão (EEGUM) foi a responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma web com dados de acesso às universidades. Deste modo, foi estabelecida uma parceria entre estas duas Escolas da Universidade do Minho, para possibilitar, de forma mais consistente, a geração de análise e visualizações mais avançadas deste tipo de dados. Com o projeto aqui apresentado, criou-se um novo sistema baseado no desenvolvido pela EEG da UM, com novas análises e visualizações interativas, tornando-o mais apelativo e mais acessível. No final, e sob a forma de teste, foi realizado um inquérito de modo a avaliar a qualidade do sistema implementado a diversos níveis.
With the technological advancement, there are solutions capable of solving problems with a high level of complexity and a high volume of data that require high processing power. The increase in information can generate some problems in the analysis and understanding of data. So in recent years we have seen certain dilemmas in university management, which passes by the lack of analysis / indicators, the lack of automated collection of information and all over the available in simple tables. The existence of these problems may lead to the demotivation of decision-makers and an excessive number of hours lost interpreting all the information. This dissertation seeks to demonstrate the importance of visualizing the information about a large volume of data and, in this way, to support university management / decision making directions. This dissertation is developed using the "Design Science Research" methodology, which analysed all student preference data, previously extracted from the website of the Ministry of Education and Higher Education, regarding the national contest in the 2013-2017 timeframe. The Engineering School, at the University of Minho, already had an access analysis information system, which allows the extraction of data from the Ministry of Education and the generation of a set of executive summaries, with several advanced statistics, at the beginning of this project in 2016. The Economy and Management School was responsible for the development of a web platform with access data to universities. Thus, a partnership was established between the School of Engineering (EEUM) and the School of Economics and Management (EEGUM), to make this analysis more consistent and create more advanced data analysis and visualization capabilities for this type of data. With the project presented here, a new system was created based on the one developed by the EEG of UM, with new analyses and interactive visualizations, making it more appealing and more accessible. At the end, and in the form of a test, a survey was carried out to evaluate the quality of the implemented system at several levels.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54922
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_SamuelCosta_MIEGSI.pdf4,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID