Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54845

TitleAvaliação de impacto: um estudo de caso exploratório numa empresa de formação
Other titlesImpact assessment: a case study of exploration in a professional formacion company
Author(s)Silva, Pâmela Porfiro da
Advisor(s)Rocha, M. Custódia J.
KeywordsAvaliação
Formação
Avaliação de satisfação
Avaliação de impacto
Evaluation
Training
Satisfaction assessment
Impact assessment
Issue date2017
Abstract(s)Numa sociedade em constante mutação e evolução é importante apostar em novas experiências, saberes, conhecimentos e competências para que seja possível acompanhar o progresso da mesma e melhorar a performance profissional e promover o desenvolvimento pessoal e social. Desta forma, para que os indivíduos sejam bem preparados, as empresas e organizações devem disponibilizar e construir sistemas e processos formativos adequados às necessidades e interesses dos formandos e do mercado de trabalho. Neste sentido, é significativo perceber como os formandos percecionam e vivenciam o período pós-formação em termos pessoais, sociais e profissionais. A avaliação de satisfação e a avaliação de impacto são das últimas etapas do ciclo da formação profissional, mas nunca menos importantes. Pois, a avaliação de satisfação proporciona a apreciação global da formação que possibilita a informação aos intervenientes acerca dos pontos de sucesso e a introdução de melhorias nos eixos mais sensíveis. A avaliação de impacto, por sua vez, permite verificar se os objetivos individuais ou coletivos foram atingidos, quais os efeitos causados pela realização da formação, como por exemplo, obter um emprego ou melhorar/evoluir a cultura da empresa. Desta forma, o presente estudo procurou verificar o nível de satisfação dos formandos relativamente a uma formação, assim como o impacto/efeitos da mesma. Para a recolha de dados foram realizados 30 inquéritos, aplicados aos formandos, e 4 entrevistas, à coordenadora, a um formador e a dois formandos. De referir que o resultado foi bastante positivo, salientando que a formação é uma mais valia tanto a nível profissional como a nível pessoal.
In a society that is constantly changing and evolving, for one to improve professional performance while promoting personal and social development, it is critical to comprehend new information and invest in new experiences and skills. Thus, for individuals to be thoroughly prepared, the systems and training processes built within varying companies and organisations must be specifically tailored to the needs and interests of both their trainees as well as their designated market. In this sense, it is significant to understand how the post graduates perceive the experience post the training period in professional, social and personal terms. Despite being the final stages in the vocational training cycle, the Satisfaction and impact assessment are still of important use. The satisfaction assessment provides global appreciation of the training itself and allows for each participant to be informed of its success points as well as the introduction of improvements in the most sensitive axes. In contrast, the impact assessment makes it possible to verify whether the individual or collective objectives were achieved, as well as assessing the further impacts the training may have had in terms of obtaining a work placement or developing the companies culture in any manner. Thus, the purpose of the study is to verify the level of satisfaction the trainees have in relation to a formation, as well as evaluating the impacts it had. In terms of the primary data collection, thirty surveys were issued to the trainees, as well as a further 4 interviews with a coordinator, two trainees and a trainer. It should be noted that the result was relatively positive, emphasising the importance of the training program as well as its ability to become both a professional and personal asset.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54845
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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