Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54793
Título: | Relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Matos, Maria Clara Furtado Dantas |
Orientador(es): | Almeida, M. T. M. Pinheiro, Arminda Anes |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este relatório de atividade profissional enquadra-se no âmbito do despacho RT-38/2011
no qual pretende-se fazer uma reflexão das competências adquiridas no exercício de funções
docentes no grupo de Biologia e Geologia.
Com a apresentação dos projetos educativos/científicos inovadores desenvolvidos e da
formação adquirida após a licenciatura, pretendo refletir sobre o seu contributo para a melhoria
do processo de aprendizagem dos alunos, o meu aperfeiçoamento profissional e para a
mobilização da comunidade educativa para a vida escolar.
Desde o início, a minha carreira no âmbito escolar direcionou-se para leccionar
disciplinas na área da Saúde. O conhecimento adquirido foi fundamental quando assumi o
cargo de coordenadora da Educação para a Saúde na Escola Secundária de Barcelos (ESB)
tentando estimular e criar iniciativas promotoras da saúde em meio escolar.
Este trabalho pretende avaliar a saúde dos adolescentes da ESB, através da sua
monitorização, nomeadamente na vertente cardiovascular. Esta avaliação foi conseguida com a
utilização de questionários, inquirindo os seus hábitos alimentares e, numa vertente prática,
realizando rastreios antropométricos e parâmetros cardiovasculares. Através dos resultados
obtidos e dos estudos comparativos com um inquérito nacional de 2014 – HBSC Heath
Behaviour in School – Aged Children, foi possível a apresentação e discussão de resultados.
Desta discussão novos caminhos para melhorar as práticas promotoras da saúde foram
desenvolvidos, com o objectivo de serem implementadas em anos letivos subsequentes. This professional activity report falls under the RT-38/2011 order in which it is intended to reflect the skills acquired in the exercise of teaching functions in the Biology and Geology group. Through the presentation of the innovative educational/ scientific projects developed and training acquired after graduation, I want to reflect their contribution to the improvement of the student learning process, my professional development and the mobilization the educational community to the school life. Since the beginning, my career in the school has been directed to teach courses in the health area. The knowledge acquired was essential when I took the position of Education Coordinator for Health in the Secondary School of Barcelos (ESB) to stimulate and create promoting initiatives for health in the school. This report intends to assess the health of the adolescents in the ESB, by monitorizing, particularly in the cardiovascular aspect. This evaluation was possible by using questionnaires which inquired their eating habits. In the practical section, the evaluation was performed through anthropometric screening and cardiovascular parameters. The results were compared with the national survey 2014 - HBSC Heath Behaviour in School - Aged Children and discussed. From this discussion, new ways to improve health-promoting practices were developed, with the objective of being implemented in subsequent school years. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54793 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Clara Furtado Dantas Matos.pdf Acesso restrito! | 20,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |