Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54766

TitleA análise de necessidades e a formação profissional: duas dimensões em complementaridade
Other titlesNeeds analysis and training: two dimensions in complementarity
Author(s)Rego, lsabela Leonor Monteiro da Silva
Advisor(s)Veloso, Esmeraldina
KeywordsFormação profissional
Organizações
Recursos humanos
Envolvimento
Trabalho
Professional training
Organizations
Human resources
Involvement
Work
Issue date2017
Abstract(s)A investigação realizada durante o estágio no âmbito do mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, associa o processo de diagnóstico de necessidades e a construção de um plano de formação. Na perceção dos membros organizacionais, qual é a relação entre a oferta de formação profissional e o desempenho dos seus recursos humanos? Nesse sentido, desenvolvemos uma investigação que envolveu numa primeira fase o processo de levantamento de necessidades de um grupo de colaboradores de uma organização e posteriormente a elaboração de um plano de formação para esse mesmo grupo. Para levarmos a cabo com sucesso o presente trabalho foi necessário realizar uma fundamentação teórica que sustentasse cada uma das fases da investigação. Verificou-se uma relação positiva e significativa entre o processo de análise de necessidades e a elaboração das ações de formação, podendo dizer até que o envolvimento profissional dos colaboradores é a chave do sucesso. Num processo de análise de necessidades, os colaboradores sentem-se parte integrante do todo, aumentando assim o seu envolvimento organizacional. A formação cada vez mais começa a ser encarada como um veículo de valorização, não só para a empresa como para o trabalhador. Para as organizações, o valor da formação profissional tende a não se resumir ao cumprimento de uma lei. E para os trabalhadores a formação deixou de ser vista como uma perda de tempo ou como uma obrigação.
The research carried out during the internship in the scope of the Master in Training, Work and Human Resources, associates the process of diagnosis of needs and the construction of a training plan. In the perception of organizational members, what is the relationship between the offer of professional training and the performance of their human resources? In this sense, we developed an investigation that involved it a first phase the survey a process of analysis of a group of employees of an organization and later the elaboration of a training plan for the same group. In order to carry out the present work successfully, it was necessary to make a theorical foundation that would support each of the phases of the investigation. There was a positive and significant relationship between the process of needs analysis and the elaboration of training actions, and it can even be said that employee involvement is the key to success. In a process of analysis of needs, employees feel an integral part of the all, this increasing their involvement organizational. Training is increasingly being seen as a vehicle of appreciation, not only for the worker but also for the company. For organizations, the value of vocational training tends not to be limited to compliance with a law. And for the workers the training was no longer seen as a waste of time or as an obligation.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação - Formação, Trabalho e Recursos Humanos
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54766
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lsabela Leonor Monteiro da Silva Rego.pdf
  Restricted access
3,91 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID