Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54765

Title(Re)aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para a educação permanente e ao longo da vida num Centro Sénior
Other titles(Re)Learn to learn through active participation: new paths for permanent education and lifelong learning in a Senior Center
Author(s)Freitas, Marco António Gomes de
Advisor(s)Oliveira, Clara Costa
KeywordsEducação permanente
Educação ao longo da vida
Participação ativa
Envelhecimento ativo
Intervenção comunitária
Ciência
Permanent education
Lifelong education
Active participation
Active aging
Community intervention
Science
Issue date2017
Abstract(s)O envelhecimento da população portuguesa, europeia e mundial constitui-se como um desafio para todos os países no sentido de criarem os espaços físicos e infraestruturas necessárias para responder às necessidades da população idosa. Posteriormente é necessário que nestes espaços se criem condições para que os idosos possam manter e desenvolver as suas capacidades, sentirse incluídos e ativos na comunidade e sentirem que os seus contributos são estimados e valorizados. Nessa perspetiva, o projeto “(Re)Aprender a aprender através da participação ativa: novos caminhos para uma educação permanente e ao longo da vida”, desenvolvido num Centro Sénior da região do Vale do Ave, no norte de Portugal teve como finalidade a promoção da participação ativa e da educação permanente junto da população idosa, promovendo o seu desenvolvimento integral, o interesse pela ciência, pelo envolvimento com a realidade, pela história e pelo respeito. Deste modo foram realizadas muitas atividades no sentido de se criarem novos caminhos e condições para que os idosos voltassem a ter a oportunidade de voltar a aprender, participar e envelhecer de forma mais ativa tais como as atividades de ciência do dia-a-dia, com a preciosa colaboração do STOL (Science Through Our Lives), que em conjunto com todas as atividades criadas, produziram resultados visíveis como novas dinâmicas de participação e inclusão dos utentes, que possibilitaram múltiplas aprendizagens e amplo desenvolvimento dos idosos.
The aging of the Portuguese, European and global population represents a challenge for all countries to create the physical spaces and infrastructure necessary to respond to the needs of the elderly population. Subsequently, it is necessary that these spaces create the conditions for the elderly to maintain and develop their capacities, to feel included and active in the community and to feel that their contributions are valued. In this perspective, the project "(Re) Learning to learn through active participation: new paths to lifelong education" developed in a Senior Center in the Vale do Ave region in the north of Portugal had the purpose of promoting active participation and permanent education among the elderly population, promoting their integral development, interest in science, involvement with reality, history and respect. In this way, many activities were carried out to create new paths and conditions for the elderly to have the opportunity to return to learning, to participate and to grow more actively, such as “everyday science” activities, with the valuable collaboration of STOL (Science Through Our Lives), which together with all the activities created, produced visible results as new dynamics of participation and inclusion of the elderly, which allowed them multiple learning and broad development.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54765
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO-DE-ESTÁGIO-EAIC-MARCO-FREITAS-PG30817-FINAL.pdf3,95 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID