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https://hdl.handle.net/1822/54764
Título: | Rumo à inclusão social dos idosos: um projeto educativo com idosos institucionalizados |
Outro(s) título(s): | Towards the social inclusion of the elderly: an educational project with institutionalized elderly people |
Autor(es): | Martins, Joana Sofia Freitas |
Orientador(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educação de adultos Envelhecimento ativo Intervenção comunitária Ciência Inclusão e responsabilização dos idosos Adult education Active aging Community intervention Science Inclusion and accountability of the elderly |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Vivemos, cada vez mais, numa sociedade envelhecida, pelo que se tem vindo a tornar
necessário trabalhar com o público idoso, contudo esse trabalho não pode nem deve passar,
apenas, por ocupar os seus tempos-livres. É fundamental que se olhe o idoso como uma pessoa
capaz de ter um papel ativo e interventivo na sua vida e na sua comunidade, podendo usar da
experiência que os seus muitos anos lhe trouxeram.
É neste contexto que surge este projeto – Rumo à inclusão social dos idosos: um projeto
educativo com idosos institucionalizados, no qual se trabalhou com idosos da Venerável Ordem
Terceira de São Domingos, com a finalidade principal de promover a sua inclusão nos diferentes
contextos sociais e comunitários em que se inserem.
Foram, para isso, desenvolvidas diversas atividades direcionadas aos temas da Educação para
a saúde, da Educação ambiental e da Ciência do dia-a-dia, bem como atividades que promoveram
a estimulação cognitiva dos idosos, a troca de experiências e saberes intergeracionais e a exaltação
dos direitos e deveres dos mais velhos.
Relativamente aos fundamentos desta intervenção, e de modo a alargar conhecimentos que
permitissem o alcance de melhores resultados, recorreu-se a correntes teóricas que possibilitaram
um melhor entendimento das temáticas trabalhadas.
Deste modo, para potenciar o alcance dos objetivos a que nos propusemos, baseamo-nos em
métodos e técnicas que fomentaram a interação e a participação do público-alvo. We live, increasingly, in an aging society, so it has become necessary to work with the elderly public. However, this work cannot and should not only go through occupy their free time. It is essential to look at the elderly as a person capable of playing an active and intervening role in his life and in his community, using the experience that his many years have brought. It is in this context that this project arise – Towards the social inclusion of the elderly: an educational project with institutionalized elderly people , in which we worked with elderly people from Venerável Ordem Terceira de S. Domingos, with the main purpose of promoting their inclusion in the different social and community contexts in which they integrate. For this purpose, a number of activities were developed aimed at the themes of Education for health, Environmental Education and Science of everyday life, as well as activities that promoted the cognitive stimulation of the elderly, the exchange of intergenerational experiences and knowledge, and the exaltation of the rights and duties of the elderly people. With regard to the fundamentals of this intervention, and in order to broaden knowledge that allowed better results to be achieved, we used theoretical currents that enabled a better understanding of the topics worked. In order to maximize the achievement of the objectives we set ourselves, we are based on methods and techniques that fostered the interaction and participation of the target audience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54764 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana Sofia Freitas Martins.pdf | Projeto de Estágio | 7,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |