Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54723

TitleO papel das redes sociais no processo de recrutamento de uma organização científica: o caso do Facebook do INESC TEC
Author(s)Fernandes, Paula Cristina Pereira
Advisor(s)Pinheiro, Miguel Nuno Linhares
KeywordsComunicação de ciência
Redes sociais
Facebook
Recrutamento
Science communication
Social networks
Recruitment
Issue date2017
Abstract(s)A comunicação de ciência, aliada à transferência de ciência e tecnologia para a sociedade, é um ponto que tem cada vez mais impacto nas comunidades. As instituições científicas, como é o caso do INESC TEC, precisam de dar a conhecer a sua atividade e saber comunicá-la de forma eficaz aos seus públicos- alvo, para conseguirem potenciar o reconhecimento da marca, com vista a um recrutamento futuro. Sendo que as redes sociais se têm vindo a tornar veículos ideais para a comunicação das marcas, a utilização do Facebook torna-se uma mais-valia para o INESC TEC. Neste estudo procura-se perceber, com base em correlações de Pearson, qual o grau de associação existente entre a atividade da página de Facebook e o reconhecimento que esta atividade pode gerar nas suas comunidades, bem como a associação entre o reconhecimento e o recrutamento, de maneira a perceber de que forma é que se pode influenciar uma das variáveis, para que se alcance o máximo partido da outra. Apesar dos valores das correlações apresentarem valores relativamente baixos, é de referir que o impacto que têm é revelador da sua importância em termos de orientações para a presença do INESC TEC no Facebook, com vista a potenciar da melhor forma a sua atividade na página, com vista a maximizar o número de candidatos às suas vagas. Com isto, é de realçar que estes valores representam uma noção indicativa do padrão de participação dos concursos de vagas em aberto para recrutamento, como consequência do esforço continuado e agregado da equipa que gere e mantém a atividade de uma marca no Facebook, apresentando-se como diretrizes para a gestão de uma página de Facebook com elevada relevância para o seu sucesso.
Science communication together with the transfer of science and technology to society, has a growing impact on communities. Scientific institutions, such as INESC TEC, need to publicize their activity and be able to communicate it effectively to their target audiences, in order to promote brand recognition and powering future recruitment. As social networks become ideal vehicles for brand communication, the use of Facebook builds an asset to INESC TEC. In this study, we employ Pearson correlations to understand the degree of association between the activity of the Facebook page, and the recognition that this activity may generate in its communities. Moreover, we also consider the association between recognition and recruitment, understanding how the former impacts the latter, and vice-versa, in order to achieve the maximum correlation. Although the values of the correlations are relatively low, it is worth mentioning that their impact reveals their significance in terms of the guidelines for the presence of INESC TEC in Facebook, optimizing the page activity, in order to maximize the number of candidates for the available vacancies. It should be noted that such values represent a forecast of the participation pattern in response to open positions in each recruitment stage, but also, as a consequence of the continued and aggregated effort from the management team of INESC TEC’s Facebook page.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54723
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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  Until 2021-01-01
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