Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54652

TitleMelhoria de processos no Laboratório Central de uma empresa de bebidas
Author(s)Araújo, Ana Isabel Barbosa
Advisor(s)Rocha, Ana Maria A. C.
Alves, Anabela Carvalho
KeywordsLean Production
Controlo de qualidade
Ferramentas Lean
Ergonomia
Quality control
Lean tools
Ergonomics
Issue date2017
Abstract(s)O desenvolvimento tecnológico e populacional e a crescente competitividade entre organizações fazem com que estas se esforcem para manter o foco na satisfação do cliente. Assim, surgem os processos de melhoria contínua que visam a redução de custos, com o consecutivo aumento da eficiência e das competências e motivação dos colaboradores. A filosofia de Gestão da Qualidade Total adotada pelas empresas com o intuito de atingir esses objetivos implica a prática de princípios como: o empenho e liderança da gestão, o envolvimento dos colaboradores, a tomada de decisão baseada em factos, a melhoria contínua e o foco na satisfação do cliente. No seguimento desta filosofia, as empresas adotam a metodologia Lean Production e as ferramentas e princípios que lhe estão associados, tais como, a definição do valor, da cadeia de valor e do fluxo, a implementação da produção pull e a procura pela perfeição. Este projeto curricular surgiu no âmbito da realização da dissertação do Mestrado Integrado em Engenharia Biológica, cujo principal objetivo é a fomentação do uso de ferramentas Lean no Laboratório Central da Unicer Bebidas S.A., para eliminar os desperdícios. Numa fase inicial, foi imperativa a integração nas atividades das várias áreas do Laboratório Central para identificar e diagnosticar o seu estado atual. Posteriormente foi realizado o Mapeamento do Fluxo de Valor das principais atividades do Laboratório de Embalagens, dado que estas influenciam os restantes laboratórios. O objetivo foi a identificação de desperdícios para consecutivamente determinar que ações de melhoria poderiam ser implementadas a fim de eliminá-los. No seguimento das oportunidades de melhoria identificadas, surgiu também a necessidade de normalizar o trabalho, para tal recorreu-se a impressos, a ferramentas como a técnica 5S, a gestão visual e a confirmação de processos. Embora algumas destas ferramentas já fizessem parte da política da organização, com esta nova abordagem foi possível conseguir melhorias ergonómicas para os colaboradores, a nível da diminuição de cargas e de stress, e de uma melhor rotatividade entre colaboradores. Isto foi alcançado através da melhor organização dos locais de trabalho, da normalização e melhoria das atividades e processos, assegurando o controlo de qualidade e a satisfação dos clientes.
The technological and population development and the growing competitiveness among organizations provides them with ambition to work harder and focus on customer satisfaction. Thus, the processes of continuous improvement emerge aiming to reduce costs, with the subsequent increase of efficiency and of skills and motivation of employees. The philosophy of Total Quality Management adopted by companies in order to achieve these goals involves the commitment and leadership of the company's management, employee involvement, decision-making based on facts, continuous improvement and organizational focus on customer satisfaction. In response to this philosophy companies adopt the Lean Production thinking, together with its tools and principles, such as value definition, the value stream and flow, the implementation of pull production and the search for perfection. This curricular project emerges in the context of the dissertation of the Integrated Master in Biological Engineering, whose main goal is the fomentation of Lean tools in the Central laboratory, “Laboratório Central”, of the Unicer Bebidas S.A., in order to eliminate waste. In an initial phase, it was imperative to integrate into the activities of the different areas of the Central laboratory to identify and diagnose its current state. Next, the Value Stream Mapping concerning the main activities of the Packaging laboratory, “Laboratório de Embalagens”, was carried out, since they influence the other laboratories. The purpose was the identification of wastes and further identification of improvements to eliminate them. The improvements were achieved through standardized work, and adoption of forms and lean tools, such as the 5S technique, visual management and process confirmation. Although some of these tools were already in use by the organization, with this new approach it was possible to accomplish certain ergonomic improvements for the employees, in terms of load and stress reduction, and a better employee turnover. This was achieved through better organization of workplaces, standardization and improvement of activities and processes, ensuring quality control and customer satisfaction.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biológica (área de especialização em Tecnologia Química e Alimentar)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54652
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Isabel Barbosa Araújo.pdf
  Restricted access
4,52 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID