Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54636

TitleIndicadores de gestão para sistemas de educação a distância: estudo centrado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Other titlesManaging indicators to distance online education systems: a study focused on the Federal Institute of Rio Grande do Norte
Author(s)Silva, Erivaldo Cabral da
Advisor(s)Silva, Bento Duarte da
KeywordsEducação a distância
Cursos a distância
Indicadores de gestão
Gestão de qualidade
Ensino/aprendizagem
IFRN
Distance online courses
Management indicators
Quality management
Teaching/learning
Issue date21-Jul-2017
Abstract(s)Este trabalho tem como objetivo geral propor indicadores de gestão para sistemas de educação a distância (EaD), partindo do modelo utilizado pelo Campus EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Pretende-se, com isso, melhorar a gestão dos cursos a distância. A pesquisa busca identificar e propor novos elementos que auxiliem o processo de gestão dos cursos de educação a distância. Inicíou-se, na revisão de literatura, pela caraterização da modalidade de educação a distância, focando a evolução do seu conceito e processos, de acordo com as gerações tecnológicas; abordou-se a relação entre a EaD e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), descrevendo o percurso da EaD, em geral, mas sobretudo no Brasil e no IFRN, dedicando-se também particular atenção para a caraterização das plataformas de aprendizagem, dispositivo essencial na integração da EaD com o E-Learning; a terminar esta componente teórica, abordaramse os desafios que se colocam às Instituições de Ensino Superior (IES) quando decidem adotar a modalidade de EaD e E-learning nas suas modalidades de ensino/aprendizagem. Na pesquisa empírica utilizou-se uma metodologia de tipo survey, descritiva e exploratória, tendo sido criados três questionários, validados por especialistas em EaD e aplicados a coordenadores, professores e alunos. A partir disto, passamos a trabalhar com a definição das dimensões. Ao todo, foram definidas 8 (oito) dimensões, distribuídas entre o perfil, processo ensino/aprendizagem e recursos tecnológicos, corpo social (docentes e tutores), instalações físicas e suporte, o ensino/aprendizagem e metodologia pedagógica, problemas e dificuldades, principais resultados obtidos e melhorias. Os instrumentos e métodos utilizados no estudo foram: a revisão bibliográfica, a pesquisa quantitativa para a coleta dos dados, a aplicação dos questionários junto aos coordenadores, professores e alunos. Além da tabulação, para se ter conhecimento das questões comuns entre os pesquisados, foi criada uma tabela com a triangulação das questões dos três questionários. A partir dos resultados obtidos, foram selecionadas as questões, tendo-se constatado haver 34 (trinta e quatro) questões comuns, com os resultados afirmativos “Sim” e 19 (dezenove) questões comuns com os resultados negativos “Não”. Concluiu-se que não há uma questão única para a gestão da EaD; todas as dimensões foram estudadas, tendo-se verificado a complexidade de gestacionar um modelo de educação a distância por não existir um modelo pronto, um padrão. A instituição, para implantar, implementar e executar os cursos a distânica precisa definir o modelo que melhor se adapta, visando os elementos de gestão educacional e curricular trabalhados no estudo: recursos humanos (docentes, tutores, pessoal técnico e administrativo), instalações físicas e suportes, recursos tecnológicos, modelo pedagógico, qualidade do ensino e gerenciamento.
This work aims to propose managing indicators to distance education systems, having as a reference the model used by the EaD Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN). It is intended by that to improve the management of the distance online courses. The research seeks to identify and propose new elements which aid the management process of these kinds of educational courses. In this way, it began in the Literature Review with the characterization of the modality of distance online courses, focusing on the evolution of their concepts and processes, according to the technological generations. Also, it worked on the relationship between distance online courses and the Information and Communications Technologies (ICT), by describing the path of the former, in general, but in Brazil and in IFRN, giving a special attention to the characterization of the learning platforms, an essential device in the integration of the distance learning courses and E-learning. At the end of this theoretical component, it was worked on the challenges faced by Higher Education institutions when they decide to adopt the online and E-learning forms in their modalities of teaching/learning. In the empirical work, it was used a methodology type survey, descriptive and exploratory and three questionnaires were created and validated by distance online courses experts and filled out by coordinators, teachers and students. From this part, the definitions of the dimensions were worked. As a whole, eight dimensions were defined, being distributed among the profile, teaching/learning process and technological resources, administrative body (teachers and tutors), facility condition and computing support, teaching/learning and pedagogical methodology, issues and difficulties, main obtained results and improvements. The instruments and methods used in this study were: literature review, quantitative research to data collection, questionnaire use with coordinators, teachers and students. Besides the tabulation, to have knowledge of the common questions among the researched people, a table was created with the triangulation of the questions of the three questionnaires. From the obtained results, the questions were selected and it was noticed thirty-four common questions with affirmative results “yes” and nineteen common questions with negative results “no”. Therefore, it was concluded that there is not an only question to the management of online learning courses because all dimensions were studied and it was verified the complexity of managing a distance online educational model, for there is not a ready model, a standard one. So, the institution in order to design, implement and execute online courses needs to define which model is better according to its necessities, aiming the elements of educational and curricular management worked in this study: human resources (teachers, tutors, administrative and technical personnel), facility conditions and computing support, technological resources, pedagogical model, teaching quality and management.
TypeDoctoral thesis
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54636
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education
BUM - Teses de Doutoramento

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