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TitleBreves reflexões em torno do jogo pedagógico e a expressão plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um projeto curricular integrado
Other titlesBrief reflections around playful pedagogical Games and artistic expression as motivators for school learning: contributes from an integrated curricular project
Author(s)Abreu, Joana Martins
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
KeywordsJogos lúdico-pedagógicos
Expressão plástica
Motivação
Aprendizagem
Issue dateDec-2017
JournalSensos-e
CitationAbreu, Joana & Silva, Carlos (2017). Breves reflexões em torno do Jogo Pedagógico e a Expressão Plástica para a motivação nas aprendizagens escolares – contributos de um Projeto Curricular Integrado. Revista Sensos-e, Vol. V, n.º 1, 42-53 (2017: Porto ICRE’17). Disponível em http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2261
Abstract(s)A escola contemporânea depara-se com a necessidade de encontrar novas estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer por parte dos professores uma reflexão das práticas educativo-pedagógicas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores desta área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que, quando aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica para a motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. Tendo por base uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados deste estudo sugerem que os jogos lúdico-pedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma maior predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens.
Contemporary school faces the need to find new pedagogical strategies and teaching methods that contribute to the harmonious development of the child and his/her school success. This calls teachers to reflect on its educational and pedagogical practices, focusing on differentiating pedagogical models that respect the individuality of the student, thus contributing to the enrichment of the learning environment and motivation for the learning process. Some of these differential teaching strategies, supported by researchers in this area, permeates the development of ludic educational and recreational activities, built in the form of educational games and plastic expression activities, which, when combined with the programmatic contents, motivate and mobilize students to the development of meaningful learning due to its practical and playful aspects. This study aims to analyse the potential of recreational and educational games and artistic expression on the motivation of school learning in a 2nd year class of the 1st cycle of basic education. Based on a research-action methodology of a qualitative nature, the results of this study suggest that recreational and educational games, as well as artistic expression, constitute potentiating factors of motivation and cooperative work, triggering a greater predisposition of the class group for the realization of new learnings.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54626
ISSN2183-1432
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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