Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54621

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCunha, Bruna Flávia da Silvapor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2018-04-30T08:15:09Z-
dc.date.available2018-04-30T08:15:09Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.citationCunha, Bruna & Silva, Carlos (2017). Breves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa” – a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: contributos do Projeto Curricular Integrado. Revista Sensos-e, Vol. 4, N.º 2, 64-82. Disponível em http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2541por
dc.identifier.issn2183-1432-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/54621-
dc.description.abstractO presente trabalho surge face a uma observação da qual atentou-se na escassez de atividades de produção textual, ao nível da narrativa, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi percetível a dificuldade das crianças ao nível da competência compositiva, na medida em que apresentavam dificuldades de coesão linguística e coerência lógica, concebendo uma narrativa algo incoerente e sem uma estruturação aparente, a qual se distanciava da identificação dos três momentos da ação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os vários textos apresentavam ainda uma porção apreciável de erros ortográficos e um bloqueio da competência criativa e imaginativa. No decorrer do projeto tentámos perspetivar diferentes atividades e estratégias de ensino e aprendizagem que promovessem uma diversificação de convívio lúdico das crianças com a escrita, conduzindo o desenvolvimento da competência compositiva associada à estimulação da criatividade e da imaginação perante uma escrita criativa, a qual integrou diferentes mediadores de forma a ser instigada. Face às evidências e resultados obtidos é possível afirmar que o projeto investigativo contribuiu para a construção de uma atitude positiva das crianças perante a escrita, refletindo-se na coadjuvação do desenvolvimento da competência compositiva com a evolução do pensamento criativo e imaginativo.por
dc.description.abstractThis work arises from an observation in which we realized the lack of textual production activities in terms of narrative in a class of the 3rd year of the primary school. The difficulty of children regarding their writing skills was more evident when they were asked to write a composition. These compositions were presented with a great amount of grammatical and spelling mistakes, giving these texts a poor and inconsistent narrative without any structural appearance and distancing itself from the three moments of action: introduction, development and conclusion. These compositions even demonstrated a lack in the students’ creative and imaginative ability. During this project, we tried to create different activities and learning strategies that promoted a diversified and playful connection between the children and their writing. Thereby, the development of their compositional ability along with creative and imaginative stimulation when regarding a creative type of writing was carried on with the integration of different mediators. Globally, we believe that this research project contributed to a better and positive attitude of those children regarding writing activities, which can be reflected through their growth both in terms of their compositional ability and in terms development of their creative and imaginative minds.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectEscrita expressiva e lúdicapor
dc.subjectCompetência compositivapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subjectProjeto Curricular Integradopor
dc.titleBreves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa”: a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: contributos do Projeto Curricular Integradopor
dc.title.alternativeBrief reflections on "Playing with Narrative": expressive and playful writing in the development of compositional competence and in the stimulation of imagination and creativity: contributions of the Integrated Curricular Projectpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2541por
oaire.citationStartPage64por
oaire.citationEndPage82por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume4por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalSensos-epor
sdum.conferencePublicationPORTO ICRE’17 - Porto International Conference on Research in Educationpor
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brincar_com_Narrativa_Cunha_&_Silva_Sensos-e _Vol.IV_n.2_2017.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID