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TitlePersonalização de serviços públicos
Author(s)Macedo, Luís Miguel Fernandes
Advisor(s)Soares, Delfina Sá
KeywordsE-government
Personalização web
TIC
Serviços públicos online
Técnicas de personalização
Portal de E-government
E-government
Web personalization
ICT
Online public services
Personalization techniques
E-government portal
Issue date2017
Abstract(s)O e-government (governo eletrónico) consiste no uso das tecnologias de informação e comunicação e tem como objetivo aproximar o governo e o cidadão a partir do uso das TI, tendo a capacidade de prestar serviços públicos online e informar/comunicar com os cidadãos, tornando o processo mais interativo e transparente, permitindo aos cidadãos acederem aos serviços e informações do governo em qualquer altura e lugar. Este projeto visa refletir sobre a personalização dos serviços públicos online oferecidos aos cidadãos, ou seja, o facto não é o de perceber o nível de satisfação dos cidadãos ou empresas com a utilização dos websites/portais de serviços públicos online no que concerne ao seu nível de personalização, mas sim entender o que é oferecido, como é oferecido e quais as estratégias de personalização adotadas nos serviços públicos online em Portugal. Segundo a Comissão Europeia, a personalização dos serviços públicos ajuda a reduzir a burocracia e melhora a consistência dos dados. Oferecendo serviços proactivos, ou seja, o governo proactivamente realiza ações para melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados online aos utilizadores e torna mais fácil a sua utilização, como por exemplo: o governo preenche automaticamente nos formulários dados contidos nas bases de dados governamentais. Pretende-se com este projeto de investigação perceber até que ponto a personalização de serviços online deve ser um princípio primordial no desenvolvimento de iniciativas de governo eletrónico e identificar boas práticas na personalização de serviços públicos online. É ainda objetivo deste projeto desenvolver uma framework que permita caracterizar as práticas de personalização de serviços públicos online em Portugal, comparar essas práticas com as práticas internacionais neste domínio e por fim, efetuar um conjunto de recomendações, boas práticas e orientações finais para a personalização de serviços públicos online em Portugal. Sendo que, estas recomendações e orientações, constituirão o contributo final deste trabalho de dissertação. No que diz respeito à estratégia de investigação para a realização do trabalho de dissertação, esta irá incluir duas fases principais: num primeiro momento irá ser conduzida uma revisão de literatura e num segundo momento irá ser efetuada uma análise de websites, primeiramente irão ser analisados alguns casos de portais governamentais internacionais e de seguida, com base na framework elaborada, irão ser analisados alguns portais de serviços públicos online em Portugal.
E-government (electronic government), consists in the use of the information and communications technology, and the goal is to approach the government and the citizens by using Information Technologies, with the ability to provide online public services and inform/communicate with the citizens, making the process more interactive and transparent, allowing the citizens to access to the services and information’s of the government anytime and anywhere. This project aims to reflect about the personalization of the online public services provided to the citizens, in other words, the fact is not to understand the level of satisfaction of citizens or companies with the use of the websites/portals of online public services as far as the level of personalization is concerned, but rather understand what is offered, how is offered and what are the personalization strategies adopted in the online public services in Portugal. According to the European Commission, the personalization of the public services helps to reduce the red tape and improves the consistency of the data. Offering proactive services, this means that the government proactively performs actions to improve the quality of the services available online to the users, making it easier to use them, for example: the government automatically fills in the forms with data available in governmental databases. It is intended with this research project to understand if the personalization in the online public services must be a main focus in the development of the e-government initiatives and to identify good practices in personalizing online public services. Other main goal of this project is to develop a framework that allows to characterize the practices of the personalization in the online public services in Portugal and to compare those practices with the international practices on this domain, and finally make a set of recommendations, good practices and final orientations for the personalization of the online public services on the country. Being that, this recommendations and orientations, will consistute the final contribution of this research project. In regard to the investigation strategy for the execution of this dissertation work, it will include two main phases: in a first moment, it will be conducted a literature review, secondly it will be performed some website analysis, where initially will be analyzed some cases of internacional governamental portals and then, based on the elaborated framework, will be analyzed some online public services portals in Portugal.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54471
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

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