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TítuloDetermining the quality of execution of a data warehousing populating system
Outro(s) título(s)Determinação da qualidade de execução de um sistema de povoamento de um data warehouse
Autor(es)Dias, Nuno
Belo, Orlando
Palavras-chaveData Warehousing Systems
ETL
ETL Black Points
Performance Optimization
Process Mining
Quality of Service Indexes
Sistemas de Data Warehousing
Otimização de Desempenho
Pontos Negros de ETL
Índices de Qualidade de Serviço
Data2017
EditoraAssociação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
Resumo(s)Any ETL (Extract, Transform and Load) system that deals with a meaningful dataset will always need to circumvent any phenomena of data omission and inconsistency. In most cases this results from an ineffective implementation of the associated operational systems. If the ETL system acts contrarily, the system may lose utility. For these situations being a rarity, it is necessary, from an embryonic stage of the process, to identify, characterize and solve potential bottlenecks in system execution. In this work, we report the process that we developed to determine the quality of the execution of an ETL system, identifying and characterizing eventual bottlenecks - black spots - and from that point on, generate a quality index of performance that presents us with the "well-being" of the system and provides us with information for solving any black spots and consequently improving the system's quality of service.
Qualquer sistema de ETL (Extração, Transformação e Carregamento) que lide com um conjunto de dados significativo tem sempre a necessidade de contornar eventuais fenómenos de omissão e de inconsistência de dados que, frequentemente, resultam de uma ineficaz implementação dos sistemas operacionais associados. Caso se atue de forma contrária, o sistema poderá perder utilidade. Para que tais situações sejam raras, é preciso que, desde a fase embrionária do processo, se identifique, caracterize e solucione potenciais pontos de estrangulamento no desempenho do sistema de ETL. Neste trabalho reportamos um processo que desenvolvemos para determinar a qualidade da execução de um sistema de ETL, identificando e caracterizando eventuais pontos de estrangulamento – pontos negros – e a partir daí gerar um índice de qualidade de desempenho que nos apresente o “bem-estar” do sistema e nos forneça informação para a resolução de eventuais pontos negros e consequente melhoria da qualidade de serviço do sistema.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54389
DOI10.18803/capsi.v17.321-333
Arbitragem científicayes
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

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