Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54363

TitleMassive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores
Author(s)Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira
Advisor(s)Osório, António José
Issue date19-Dec-2017
Abstract(s)Num contexto de aceleradas transformações na educação, emergem frequentemente diferentes desafios para as instituições educativas e para os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Um dos desafios, em particular, consiste na necessidade dos professores adquirirem competências no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma a criarem condições para o exercício da profissão docente e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Apesar de atualmente a integração das TIC na educação estar na agenda das instituições educativas, não é possível entender a evolução tecnológica e a sociedade em rede a partir das teorias de aprendizagem por estas se revelarem insuficientes. Para colmatar esta necessidade, surgiu o conectivismo, que aborda o conhecimento como algo distribuído numa rede de conexões. Considerando que a expressão mais generalizada do conectivismo são os Massive Open Online Courses (MOOC), na presente investigação, procura-se estudar os MOOC, como forma de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores num ambiente conectivista. Para obter respostas à questão de investigação, adota-se o Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) como modelo teórico da pesquisa para estudar aprofundadamente o processo de desenvolvimento profissional de professores nos MOOC. Através do estudo aprofundado deste processo, pretende-se identificar inovações a introduzir no funcionamento dos MOOC para melhor os adequar ao desenvolvimento profissional de professores. As respostas à questão de investigação serão obtidas através de um processo de verificação de quatro proposições, ou hipóteses, com suporte à medição quantitativa das dimensões do conhecimento do modelo TPACK e à explicitação da informação proveniente da análise qualitativa. Assim, para conseguir obter a evidência necessária à verificação das proposições formuladas, realizou-se uma pesquisa descritiva de um fenómeno inserido no seu contexto, através do estudo de caso múltiplo do processo de desenvolvimento profissional dos professores em MOOC. Os resultados desta investigação revelam que o processo de desenvolvimento profissional de professores nos MOOC é bastante complexo e envolve uma diversidade de dimensões que determinam a sua concretização.
In a context of accelerated changes in education, often emerge different challenges for educational institutions and for those involved in the teaching-learning process. One of the particular challenges, is the need for teachers to acquire skills in the field of Information and Communication Technologies (ICT) in order to create conditions for the exercise of the teaching profession, and consequently for the improvement of the quality of the teachinglearning process. Although currently the integration of ICT in education is on the agenda of educational institutions, it is not possible to understand the technological progress and the networked society based on the theories of learning that exists, because these reveal as insufficient. To address this need, the connectivism emerged, which deals with the knowledge as something distributed in a network of connections. Considering that the more generalized connectivism expression are the Massive Open Online Courses (MOOC), this research, attempts to study the MOOC, as a way to understand the process of professional development of teachers in a connectivist environment. For answers to the research question, this research adopts the Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) as a theoretical model of research to examine in detail the process of professional development of teachers in the MOOC. Through in-depth study of this process, it is intended to identify innovations to be introduced into the operation of the MOOC to best meet the professional development of teachers. The answers to the research question will be obtained through a process of verification of four propositions, or hypotheses, with support for quantitative measurement of the dimensions of knowledge of the model TPACK and clarification of information from qualitative analysis. Therefore, to get the necessary evidence for the verification of the propositions made, a descriptive study of a phenomenon inserted in its context has been made, through a multiple case study the process of professional development of teachers in MOOC. The results of this research reveals that the process of professional development of teachers in the MOOC is quite complex and involves a variety of dimensions that determine it.
TypedoctoralThesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54363
AccessopenAccess
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Miguel Ferreira Gonçalves.pdf11,42 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis