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TítuloAcreditação do Ensino Superior na Europa e Brasil: mecanismos de garantia da qualidade
Outro(s) título(s)Higher education accreditation in Europe and Brazil: Quality assurance mechanisms
Autor(es)Pereira, Cleber Augusto
Araújo, Joaquim Filipe
Machado-Taylor, Maria de Lourdes
Palavras-chaveAgências de acreditação
Ensino superior
Acreditação e avaliação
SINAES
A3ES
Accreditation agencies
Higher education
Accreditation and evaluation
Data2015
EditoraUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)
RevistaRevista de Políticas Públicas
CitaçãoPereira, C. A., de Araújo, J. F. F. E., & de Lourdes Machado-Taylor, M. (2015). Acreditação do Ensino Superior na Europa e Brasil: mecanismos de garantia da qualidade. Revista De Políticas Públicas, 19(1), 61–75.
Resumo(s)Estudo das políticas de qualidade no ensino superior brasileiro e europeu com o objetivo de discutir e comparar os sistemas de acreditação e de avaliação na Alemanha, Reino Unido e Brasil. Assim, contextualiza e mapeia os cenários dos países e discute os mecanismos de garantia da qualidade nos processos de avaliação e acreditação do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa descritiva em que buscou-se o what is, previsto por Knupfer e McLellan (1996, p.1197) retratando “[...] o que existe hoje e agora em relação a um problema ou fenômeno.” (MERTENS, 1998, p.174). Os resultados demonstraram algumas similaridades nos mecanismos de garantia da qualidade mesmo considerando-se as políticas educacionais distintas. As contribuições assentam na confrontação das metodologias de acreditação e avaliação em vigor pelas agências dos países e na análise quanto à forma de validação das políticas de qualidade no ensino superior.
Study of quality policies in the Brazilian and European higher education in order to discuss and compare the accreditation and evaluation systems in Germany, UK and Brazil. The quality assurance mechanisms in the evaluation and accreditation of highe r education were contextualized and mapped and discussed scenarios of countries. It is a descriptive study in which it was sought to the “what is” provided by Knupfer and McLellan (1996, p.1197) portraying “what exists today and now in relation to a problem or phenomenon” (MERTENS, 1998, p.174). The results showed some similarities in quality assurance mechanisms even considering the different educational policies. The contributions are based on a comparison of accreditation and evaluation methodologies in pl ace by the agencies of the countries and analyzing the form of validation of the quality policies in higher education
Tipoarticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54350
DOI10.18764/2178-2865.v19n1p61-75
ISSN0104-8740
e-ISSN2178-2865
Versão da editorahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3865
Arbitragem científicayes
AcessoclosedAccess
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