Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54203

TitleThe performance of Brazilian small cap equity mutual funds
Other titlesO desempenho de fundos de investimento Brasileiros de ações de pequena capitalização
Author(s)Sobrinho, César Henrique Fernandes
Advisor(s)Cortez, Maria Céu
Issue date2017
Abstract(s)The main objective of this dissertation is to evaluate the performance of Brazilian small cap equity mutual funds. The study includes a sample of 29 funds for the Brazilian market over the period of December 2000 until January 2017. These funds are evaluated using unconditional and conditional models of performance evaluation. The results show that small cap fund performance is sensitive to the use of a general or a style index. Furthermore, there is evidence that small cap funds have some ability to outperform the general benchmark. However, small cap fund performance tends to be lower when evaluated against a style index. When distinguishing between periods of expansions and recessions, the results show that fund performance is neutral in expansions and does not change in recessions when using the style index. In the case of the general index, funds outperform in expansions but performance decreases significantly in recessions.
O objetivo principal desta dissertação é avaliar o desempenho dos fundos de investimentos brasileiros em ações de pequena capitalização. O estudo contempla uma amostra de 29 fundos do mercado brasileiro, correspondentes ao período de Dezembro de 2000 a Janeiro de 2017. Os fundos são avaliados com base em modelos não condicionais e condicionais de avaliação de desempenho. Os resultados mostram que o desempenho dos fundos de pequena capitalização é sensível ao uso do indíce geral ou de estilo. Para, além disso, os resultados evidenciam que os fundos de pequena capitalização possuem alguma capacidade de superar o indíce geral. No entanto, o desempenho dos fundos de pequena capitalização tende a ser menor quando os mesmos são avaliados relativamente a um indíce de estilo. Quando distinguidos os períodos de expansão e recessão, os resultados mostram que o desempenho é neutro em períodos de expansão e não se altera em períodos de recessão quando usado o índice de estilo. No caso do índice geral, os fundos superam o desempenho no período de expansão, mas o desempenho decresce significativamente em períodos de recessão.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Finance
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54203
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
César Henrique Fernandes Sobrinho.pdf2,44 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID