Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/542

TitleTeoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos
Author(s)Pacheco, José Augusto
Issue date2001
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
Citation"Revista Portuguesa de Educação". 14:1 (2001) 49-71.
Abstract(s)A teoria curricular crítica é o tema em debate neste artigo, no qual colocamos uma série de interrogações que definem o nosso modo de entender o sentido de alguns textos escritos no campo dos estudos educacionais críticos. Procuramos, neste caso, fundamentar conceptualmente a teoria curricular crítica a partir de perspectivas muito diversas que reflectem olhares sobre uma realidade que se pretende mudar.
The critical curricular theory is debated in this article. We will focus mainly in our understanding of some written texts in the field of the critical educational studies. It is our intention to suggest a conceptual background to the critical curricular theory on the basis of several perspectives which seek to change more traditional views of schooling.
La théorie curriculaire critique c’est le thème en débat dans cet article, où nous posons une série de questions qui définissent notre façon de voir e de comprendre le sens de quelques textes écrits dans le champ des études éducationnels critiques. On cherche, dans ce cas, fonder conceptuellement la théorie curriculaire critique à partir de perspectives très diversifiées qui réfléchissent des regards sur une réalité qu’on prétend changer.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/542
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
07JosePacheco.pdf65,85 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID