Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54195

TítuloAvaliação de projetos pedagógicos e reformulações curriculares: um estudo nos cursos do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Outro(s) título(s)Evaluation of pedagogical projects and curricular reformulations: a study with Interdisciplinary Bachelor courses in Health of the Federal University of Reconcavo da Bahia
Autor(es)Bittencourt, Regina Lúcia Coelho Lopes
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Data14-Dez-2017
Resumo(s)Esta investigação surge da constatação, a partir de resultados de avaliações externas ( entre 2007 e 2014) tais como, PISA, ENEM e ENADE, que os estudantes oriundos do ensino médio nacional, em particular, da região Nordeste, potenciais ingressantes no ensino superior, ingressantes da UFRB e seus egressos têm apresentado debilidades em competências comunicativas, em níveis que não condizem com o que está proposto nos documentos normativos nacionais que orientam o desenvolvimento destas competências. Nesta contextualização, no bojo das reformas no ensino superior no Brasil, no final da década de 1990, os Bacharelados Interdisciplinares (BI) surgem como uma proposta curricular inovadora, integrada, com foco na formação geral, planejada com propostas pedagógicas interdisciplinares que propiciem aos estudantes experiências, que contribuam para o desenvolvimento de competências gerais e transversais, a fim de superar os principais desafios da formação de pessoal de nível superior. Neste enquadramento, formulou-se a problemática: poderá um processo de desenvolvimento curricular integrado, sustentado em trabalhos interdisciplinares que incluam uma forte componente de avaliação processual com função reguladora e metacognitiva, contemplar processos e práticas sustentadas de desenvolvimento de competência comunicativa? Essa questão arrastou questões subsidiárias, tais como: Os Projetos Pedagógicos dos cursos (PPCs) do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) têm propostas de desenvolvimento de competência comunicativa coerentes com as concepções de competência comunicativa dos exames que lhe servem como instrumentos de avaliação, bem como com as propostas preconizadas pelos documentos normativos nacionais e institucionais? Como se desenvolve e avalia essa competência ao longo do processo de desenvolvimento curricular? Por que está sendo desenvolvida, ou seja, quais referenciais norteadores: perfil do ingressante, perfil do egresso, ou apenas seguir as orientações dos documentos normativos? Qual o enfoque dado ao desenvolvimento da competência comunicativa antes e após a reformulação curricular? A fim de responder a essas questões os seguintes objetivos foram traçados: a) analisar as concepções do MEC (ENEM, ENADE) e PISA sobre competência comunicativa, e propostas dos demais documentos institucionais dos cursos (BIS, Enfermagem, Nutrição e Psicologia) para o desenvolvimento de competência comunicativa; b) avaliar a importância atribuída pelos docentes, coordenadores dos cursos e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) quanto ao domínio da competência comunicativa pelos discentes, bem como estratégias de desenvolvimento e avaliação dessa competência, nos PPCs; c) avaliar a percepção dos estudantes sobre o desenvolvimento da sua competência comunicativa após ingressar no curso. Neste sentido, a investigação foi efetuada tendo como base teórica as concepções de projeto curricular integrado, avaliação formativa com função de regulação e de metacognição, além de perspetivas teóricas de letramentos e letramento acadêmico; e com base metodológica no estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Recorreu-se à análise documental dos PPCs do BIS, antes e após a reformulação curricular, bem como aos documentos normativos para o desenvolvimento de competência, tendo sido aplicados inquéritos por entrevistas e questionários a uma amostra de 6 docentes e inquéritos por questionário a 73 estudantes. Os dados foram tratados com recurso à estatística descritiva para as questões fechadas e à análise de conteúdo para as entrevistas e questões abertas do questionário. Os resultados da investigação sugerem que, após a reformulação, os PPCs dos cursos tornaram-se mais integrados, com enfoque na interdisciplinaridade, apresentando uma ampliação em atividades e avaliações formativas que favorecem o desenvolvimento da competência comunicativa; os docentes responsáveis pela reformulação e desenvolvimento curricular não consideram o perfil do ingressante, o que dificulta a implementação de propostas que favoreçam o letramento acadêmico dos discentes, posto que se verificou uma ênfase na oralidade em detrimento da escrita acadêmica, nas práticas pedagógicas. Destacam-se pontos muito positivos dos projetos de curso, bem como, outros que precisam ser melhor explorados, a saber: os PPCs dos cursos do BIS, são "terrenos" propícios ao desenvolvimento da competência comunicativa, através de práticas avaliativas formativas e formadoras, centradas em temas integradores e trabalhos interdisciplinares, no entanto, são utilizados muito aquém das suas potencialidades.
The belief that students from the national secondary school, particularly from the Northeast region, potential students in higher education, UFRB students and their graduates have presented weaknesses in communicative competences, at levels that do not comply with what is proposed in the national normative documents that guide the development of these competencies is at the origin of this research. This belief results from the marks provided by external evaluations (between 2007 and 2014) such as PISA, ENEM and ENADE, In this context, in the midst of higher education reforms in Brazil, in the late 1990s, Interdisciplinary Bachelor's (IB) appear as an integrated curriculum proposal, innovative, focused on general education, planned with interdisciplinary pedagogical proposals, that aim providing students , experiences, that may contribute to the development of general and cross competences in order to overcome the main training challenges of the staff of higher education. In this context, the problem was formulated: could an integrated curriculum development process, based on interdisciplinary work, that includes a strong component of continuous evaluation with a regulatory and metacognitive function, contemplate sustained processes and practices in order to the development of communicative competence? This issue has led to subsidiary issues, such as: The Pedagogical Projects of the Interdisciplinary Bachelor in Health (BCP) courses have proposals for the development of communicative competence consistent with the conceptions of communicative competence of the exams that serve as evaluation instruments, as well as with the proposals advocated by national and institutional normative documents? How is this competence developed and evaluated throughout the curriculum development process? Why is it being developed, that is, which guiding reference: profile of the student, profile of the ex-student, or just follow the guidelines of the normative documents? What is the focus given to the development of communicative competence before and after curricular reformulation? In order to answer these questions, the following objectives were outlined: a) to analyze the conceptions of the MEC (ENEM, ENADE) and PISA on communicative competence, as well as the proposals of other institutional documents of the courses (BIS, Nursing, Nutrition and Psychology) for the development of communicative competence; b) to evaluate the importance given by the teachers, coordinators of the courses and members of the Structural Teaching Nucleus (NDE) in the field of communicative competence by the students, as well as strategies for the development and evaluation of this competence in PPCs; d) evaluate the students' perception of the development of their communicative competence after joining the course. So, the research was carried out based on theoretical concepts of integrated curricular project, formative evaluation with roles of regulation and metacognition, besides theoretical perspectives of literacy and academic literacy. It’s a case study, with a quantitative-qualitative approach, which was funded in the documentary analysis of the PPCs of BIS, before and after the curriculum reformulation, as well as in the normative documents for the development of competence. Interviews near 6 teachers and near 73 students were aplied. Data were analised using descriptive statistics for closed questions and content analysis for interviews and open questions. The main results suggest that after the reformulation, the PPCs of the courses became more integrated, focusing on interdisciplinarity, increasing activities and formative evaluations that favor the development of communicative competence; teachers responsible for reformulation and curriculum development do not consider the profile of the student, which makes it difficult to implementing proposals that favor the students' academic literacy, since there was an emphasis on orality over academic writing, in pedagogical practices. Very positive points of the course projects are highlighted, as well as others that need to be better explored, namely: the PPPs of the BIS courses are "terrain" conducive to the development of communicative competence, through formative and formative evaluative practices, centered on integrative themes and interdisciplinary work, however, the’re used far below their potential.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54195
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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