Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54113

TitleA experiência e o marketing turístico em contextos religiosos e de peregrinação: o caso ilustrativo dos Caminhos de Santiago
Author(s)Sousa, Bruno
Casais, Beatriz Graça Luz
Malheiro, Alexandra
Simões, Cláudia
KeywordsAfetividade
Caminhos de Santiago
Satisfação
Turismo religioso
Issue date2017
JournalRevista Turismo & Desenvolvimento
Abstract(s)O contexto de peregrinação incorpora uma forte componente turística, pelas motivações identificadas dos peregrinos que tendem a ser mais espirituais e de caráter experiencial. O turismo de peregrinos, de que os Caminhos de Santiago são um exemplo, é por isso enquadrado nas atividades de marketing turístico, considerando tanto os efeitos económicos da existência dessas rotas de peregrinação, como a forma como essas mesmas rotas se posicionam junto do mercado, numa orientação para diferentes procuras experienciais. Contudo, a literatura existente parece revelar uma lacuna no que concerne ao planeamento e gestão de destinos turísticos em contextos religiosos. Este estudo visa compreender o comportamento do consumidor em contextos de turismo religioso, no caso particular no contexto de peregrinação recorrendo ao exemplo ilustrativo dos Caminhos de Santiago. Propõe-se um modelo de análise do impacto da afetividade relativa aos destinos de peregrinação nas intenções comportamentais e predisposição do consumidor turístico. O modelo teórico proposto baseia-se na premissa de que a afetividade ao caminho de peregrinação se revela antecedente das intenções comportamentais no turismo religioso aplicado aos Caminhos de Santiago. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação de um modelo e discutem-se linhas de investigação futura.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/54113
e-ISSN2182-1453
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:EEG - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sousa et al 2017 turismo e desenvolvimento.pdf323,36 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID