Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/54010

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPalhares, José Augustopor
dc.contributor.authorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.authorVieira, Maria Manuelpor
dc.contributor.authorResende, José Manuelpor
dc.contributor.authorMelo, Maria Beneditapor
dc.contributor.authorQuaresma, Maria Luísapor
dc.contributor.authorMendes, António Netopor
dc.contributor.editorTorres, Leonor Limapor
dc.contributor.editorPalhares, José Augustopor
dc.date.accessioned2018-04-06T10:32:10Z-
dc.date.issued2014-06-19-
dc.identifier.citationTORRES, Leonor Lima & PALHARES, José Augusto (2014) (Orgs.). Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema educativo português. Lisboa: Mundos Sociaispor
dc.identifier.isbn978-989-8536-37-2por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/54010-
dc.description.abstract“O livro apresenta-nos um conjunto contraditório e tenso de novos caminhos do inacabado processo de democratização escolar que, longe de ser um exemplo de evolução linear, é perpassado pela combinação de lógicas discursivas e argumentativas diversas e com orientações várias, e por práticas heterogéneas, embora com o predomínio cada vez mais nítido do universo da economia neoclássica, próprio de uma visão redutora do mérito, frequentemente dissociado das suas condições de mobilização e produção. A grande questão [...] é a de saber se a cultura de participação democrática, o envolvimento dos estudantes para além das dimensões do esforço e da competição e a promoção de uma cidadania crítica se transformarão em meros resíduos ou ruídos na escola do futuro. É que paira sobre nós um espetro: a escola plural encontra-se ameaçada, qual regressão civilizacional, pela escola unidimensional. Que este livro seja apropriado pelo debate público, em espiral de mútuo enriquecimento, eis o meu (otimista) desejo.” João Teixeira Lopes, no “Prefácio”.por
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educaçãopor
dc.description.sponsorshipUniversidade de Lisboa. Instituto de Ciências Sociaispor
dc.description.sponsorshipUniversidade Nova de Lisboa. Centro de Estudos de Sociologiapor
dc.description.sponsorshipUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.description.sponsorshipUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Professorespor
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherMundos Sociaispor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExcelência escolarpor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleEntre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema educativo portuguêspor
dc.typebookpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage153por
oaire.citationIssuepor
oaire.citationTitleEntre mais e melhor escola em democracia. A inclusão e a excelência no sistema educativo portuguêspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
Appears in Collections:CIEd - Livros (Editor) / Books (Ed.)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDF Entre Mais e Melhor.pdf
  Restricted access
11,42 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID