Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54005

TítuloA cobertura mediática (midiática) do debate público: governação e privatização da educação em Portugal
Outro(s) título(s)Media coverage of public debate: governance and privatization of education in Portugal
La cobertura mediática del debate público: gobernación y privatización de la educación en Portugal
La couverture médiatique du débat public: gouvernance et privatisation de l’éducation au Portugal
Autor(es)Antunes, Fátima
Viseu, Sofia
Palavras-chaveContratos de associação
Políticas educativas
Privatização
Cobertura mediática
Governação
Contracts of association
Educational policies
Privatization
Media coverage
Contratos de asociación
Privatización
Gobernación
Contrats d’association
Politiques éducatives
Privatisation
Couverture médiatique
Gouvernance
Data2017
EditoraConfederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
RevistaRetratos da Escola
CitaçãoAntunes, Fátima & Viseu, Sofia (2017). A cobertura mediática (midiática) do debate público. Governação e privatização da educação em Portugal. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 501-523
Resumo(s)Neste texto analisa-se o debate sobre os contratos de associação de escolas privadas ao sistema público enquanto um caso elucidativo da problemática da privatização da educação em Portugal. Com o objetivo de conhecer a cobertura mediática sobre as alterações introduzidas em 2016 nas condições em que se podiam estabelecer os contratos de associação analisámos as (180) peças jornalísticas publicadas em maio de 2016 em quatro órgãos de comunicação social portugueses. O estudo sugere certas linhas estruturantes do debate: (i) há opções societais em torno das relações entre os domínios público e privado na provisão de educação que mobilizam um elevado número e diversidade de atores em torno de propostas e interesses divergentes; (ii) o argumentário convocado inscreve-se num limitado naipe de universos sociocognitivos sublinhando tendências dominantes ― a judicialização da política, a centralidade da referência económica/orçamental na legitimação das opções políticas, a subalternização do conhecimento científico educacional e do saber pedagógico; (iii) a mídia participa do debate e da construção da política.
Media Coverage of Public Debate Governance and privatization of education in Portugal Abstract: In this text the debate about the contracts of association of private schools for the public system is analyzed as a case study, to clarify the problem of the privatization of education in Portugal. The objective is to understand media coverage about the changes introduced in 2016 through which the association agreements could be established, so we analyzed 180 news pieces published in May 2016, in four Portuguese media organs.
La cobertura mediática del debate público Gobernación y privatización de la educación en Portugal RESUMEN: En este texto se analiza el debate sobre los contratos de asociación de escuelas privadas al sistema público como un caso aclarador de la cuestión de la privatización de la educación en Portugal. Con el objetivo de conocer la cobertura de los medios sobre los cambios introducidos en 2016 respecto a las condiciones en las que se podían establecer los contratos de asociación, analizamos 180 piezas periodísticas publicadas en mayo de 2016 en cuatro medios de comunicación portugueses.
La couverture médiatique du débat public: Gouvernance et privatisation de l’éducation au Portugal RÉSUMÉ: Dans ce texte est analysé le débat sur les contrats d’association d’écoles privées avec le système public et ce pour servir de cas de clarification de la problématique de la privatisation de l’éducation au Portugal. Afin de connaître la couverture médiatique des changements introduits en 2016 dans les conditions qui ont ainsi permis l’établissement de contrats d’association, nous avons analysé 180 nouvelles journalistiques publiées en mai 2016 dans quatre organes de communication portugais.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54005
DOI10.22420/rde.v11i21.789
ISSN2238-4391
e-ISSN1982-131X
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.22420/rde.v11i21.789
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017 Antunes & Viseu A Cobertura mediática Retratos da Escola .pdf805,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID