Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53992

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dc.contributor.authorAntunes, Fátimapor
dc.contributor.authorPeroni, Verapor
dc.date.accessioned2018-04-06T08:39:14Z-
dc.date.available2018-04-06T08:39:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAntunes, Fátima & Peroni, Vera (2017). Reformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educação. Brasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas. Revista Portuguesa de Educação, 30(1), 181-216por
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/53992-
dc.description.abstractA partir de trajetórias concretas de investigações empíricas, o artigo debate como o Estado se relaciona com o setor privado em educação e quais as implicações para a democratização e o direito à educação, no Brasil e em Portugal. Analisa-se os modos e os sentidos em que o Estado assume novos papéis, em alguns casos financiando, enquanto em outros o financiamento é privado, em alguns casos permanecendo o poder público no controlo e em outros assumindo o privado a direção e o controlo das políticas. Nesse sentido, à crescente centralidade da educação nas políticas públicas parece corresponder, entre outros fenómenos, uma ampliação das respostas e das populações abrangidas acompanhada da multiplicação das modalidades de privatização e de mercadorização da educação. Conclui-se que a lógica mercantil tem participado ativamente na direção e execução das políticas educacionais, com graves consequências para o processo de democratização.por
dc.description.abstractOn the basis of concrete empirical research trajectories, the article addresses how the State relates to the private sector regarding education, and what the implications to democratization and the right to education in Brazil and Portugal are. The ways and the meanings in which the State takes on new roles are analysed, keeping public funding in some cases, whereas in others the funding is private; in some situations public power remains in control and in others private actors take the direction and control of the policies. In this sense, the growing centrality of education in public policies seems to correspond, among other phenomena, to an expansion of educational responses and of the populations concerned, accompanied by the multiplication of the modalities of privatization and commodification of education. It is concluded that the market logic has actively participated in the direction and execution of educational policies, with serious consequences for the process of democratization.por
dc.description.abstractEn s’appuyant sur des recherches empiriques, l'article discute des relations entre l'Etat et le secteur privé dans l'éducation et quelques de ses implications pour la démocratisation et le droit à l'éducation au Brésil et au Portugal. On analyse des formes et des sens dont l'Etat assume de nouveaux rôles, restant le financement public dans certains cas, tandis qu’en d'autres le financement est privé; dans quelques situations, le pouvoir public retient le contrôle et dans d'autres le secteur privé prend la direction et le contrôle des politiques. En ce sens, à la centralité croissante de l'éducation dans les politiques publiques semble correspondre, entre autres phénomènes, un élargissement soit des réponses soit de la population concerné, accompagnée par la multiplication des formes de privatisation et de la marchandisation de l'éducation. On conclut que la logique du marché a contribué activement à la direction et à l'exécution des politiques éducatives, avec de graves conséquences pour le processus de démocratisation.por
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasilpor
dc.description.sponsorshipFCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PEst-OE/CED/UI1661/2014) de Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectRedefinições no papel do Estadopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectMercadorização da educaçãopor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subjectRedefinition of the role of the Statepor
dc.subjecteducational policiespor
dc.subjectmarketization of educationpor
dc.subjectthe right to educationpor
dc.subjectmanagerialismpor
dc.subjectRedéfinition du rôle de l'Etatpor
dc.subjectpolitiques éducativespor
dc.subjectmanagérialismepor
dc.subjectmarchandisation de l'éducationpor
dc.subjectdroit à l'éducationpor
dc.titleReformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educaçãopor
dc.title.alternativeBrasil e Portugal, um diálogo entre pesquisaspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7399por
oaire.citationStartPage181por
oaire.citationEndPage216por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume30por
dc.identifier.doi10.21814/rpe.7399por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
Appears in Collections:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

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