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TitleReformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educação
Other titlesBrasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas
Author(s)Antunes, Fátima
Peroni, Vera
KeywordsRedefinições no papel do Estado
Políticas educacionais
Gerencialismo
Mercadorização da educação
Direito à educação
Redefinition of the role of the State
educational policies
marketization of education
the right to education
managerialism
Redéfinition du rôle de l'Etat
politiques éducatives
managérialisme
marchandisation de l'éducation
droit à l'éducation
Issue date2017
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
CitationAntunes, Fátima & Peroni, Vera (2017). Reformas do Estado e políticas públicas: trajetórias de democratização e privatização em educação. Brasil e Portugal, um diálogo entre pesquisas. Revista Portuguesa de Educação, 30(1), 181-216
Abstract(s)A partir de trajetórias concretas de investigações empíricas, o artigo debate como o Estado se relaciona com o setor privado em educação e quais as implicações para a democratização e o direito à educação, no Brasil e em Portugal. Analisa-se os modos e os sentidos em que o Estado assume novos papéis, em alguns casos financiando, enquanto em outros o financiamento é privado, em alguns casos permanecendo o poder público no controlo e em outros assumindo o privado a direção e o controlo das políticas. Nesse sentido, à crescente centralidade da educação nas políticas públicas parece corresponder, entre outros fenómenos, uma ampliação das respostas e das populações abrangidas acompanhada da multiplicação das modalidades de privatização e de mercadorização da educação. Conclui-se que a lógica mercantil tem participado ativamente na direção e execução das políticas educacionais, com graves consequências para o processo de democratização.
On the basis of concrete empirical research trajectories, the article addresses how the State relates to the private sector regarding education, and what the implications to democratization and the right to education in Brazil and Portugal are. The ways and the meanings in which the State takes on new roles are analysed, keeping public funding in some cases, whereas in others the funding is private; in some situations public power remains in control and in others private actors take the direction and control of the policies. In this sense, the growing centrality of education in public policies seems to correspond, among other phenomena, to an expansion of educational responses and of the populations concerned, accompanied by the multiplication of the modalities of privatization and commodification of education. It is concluded that the market logic has actively participated in the direction and execution of educational policies, with serious consequences for the process of democratization.
En s’appuyant sur des recherches empiriques, l'article discute des relations entre l'Etat et le secteur privé dans l'éducation et quelques de ses implications pour la démocratisation et le droit à l'éducation au Brésil et au Portugal. On analyse des formes et des sens dont l'Etat assume de nouveaux rôles, restant le financement public dans certains cas, tandis qu’en d'autres le financement est privé; dans quelques situations, le pouvoir public retient le contrôle et dans d'autres le secteur privé prend la direction et le contrôle des politiques. En ce sens, à la centralité croissante de l'éducation dans les politiques publiques semble correspondre, entre autres phénomènes, un élargissement soit des réponses soit de la population concerné, accompagnée par la multiplication des formes de privatisation et de la marchandisation de l'éducation. On conclut que la logique du marché a contribué activement à la direction et à l'exécution des politiques éducatives, avec de graves conséquences pour le processus de démocratisation.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53992
DOI10.21814/rpe.7399
ISSN0871-9187
Publisher versionhttp://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7399
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education

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