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https://hdl.handle.net/1822/53954
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vilarinho, Emília | por |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T10:13:36Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T10:13:36Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Vilarinho, E. (2015). Pela “causa” da educação pré-escolar em Portugal: aproximações às políticas de Terceira Via. In V. M. V. Peroni (Org.), Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na Educação (pp. 144-174). São Leopoldo: Oikos. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-7843-539-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53954 | - |
dc.description.abstract | No presente texto apresentamos alguns elementos de uma pesquisa realizada anteriormente que se centrou na análise das políticas de Educação Pré-Escolar em Portugal (1995-2010), procurando discutir a relação entre o Estado e o Terceiro Setor na conceção e implementação de uma “nova política” para este nível de educação. Nesta pesquisa, entre outros referenciais teóricos, mobilizamos a abordagem de ciclo de políticas proposta por (Bowe, Ball & Gold,1992) e fizemos a análise da trajetória da medida política (Ball & Shilling, 1994; Ball, S., 1994) mais relevante – o Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar. Focalizaremos a nossa análise no período de revitalização (Vilarinho, 2011, 2013), iniciado a partir de 1995, onde se deu início à definição de uma nova política (Dale, 1989, 1994) de educação pré-escolar e a implementação de importantes políticas educativas para este nível de educação. A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – Lei nº. 5/97, de 10 de Fevereiro –, aprovada por unanimidade na sessão plenária de 11 de Dezembro de 1996, é a peça legislativa que define a agenda da política para a Educação Pré-Escolar. | por |
dc.description.sponsorship | FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Oikos | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135984/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Pela “causa” da educação pré-escolar em Portugal: aproximações às políticas de Terceira Via | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 144 | por |
oaire.citationEndPage | 174 | por |
oaire.citationConferencePlace | São Leopoldo, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pela causa da EPE_Aproximações às políticas de Terceira Via.pdf | 731,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |