Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53944

TitleAs atividades laboratoriais e de campo e a educação ambiental: o caso do Programa Charcos com Vida na EBS de Airães
Other titlesThe laboratory and field ativities and environmental education: the case of Ponds with Life program in EBS Airães
Author(s)Nunes, Inês de Oliveira
Dourado, Luís Gonzaga Pereira
KeywordsCharcos
Laboratório
Campo
Educação Ambiental
Ponds
Laboratory
Field
Environmental Education
Issue dateAug-2015
PublisherUniversidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Física
JournalExperiências em Ensino de Ciências
CitationNunes, I. & Dourado, L. (2015). As atividades laboratoriais e de campo e a educação ambiental: o caso do programa charcos com vida na EBS de Airães. Experiências em Ensino de Ciências, 10(2) 70-82.
Abstract(s)A necessidade de uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade é evidente através de vários documentos de âmbito internacional e reconhecida pela comunidade em geral. Neste contexto, as orientações curriculares de Ciências Naturais, Biologia e/ou Geologia sugerem a realização de pequenas investigações, incluindo preferencialmente atividades laboratoriais e atividades de campo, recursos didáticos que podem contribuir para a construção dos princípios da Educação Ambiental, bem como para se alcançarem os objetivos desta mesma Educação. A implementação destas investigações, em meio escolar, exige determinadas condições que propiciem a realização integrada de atividades de campo e laboratoriais na abordagem de Educação Ambiental. A Escola Básica e Secundária de Airães - Felgueiras, Porto, representa um bom exemplo a este nível. Ao promover a realização de atividades práticas, através do “Projeto Ciências Experimentais” e ao aderir ao “Programa Charcos com Vida”, iniciou um percurso investigativo, caracterizado pela articulação horizontal e vertical, baseado em questões ambientais locais.
The need for an Environmental Education for Sustainability is evident through various documents and recognized by the international community generally. In this context, curricular guidelines of Natural Science, Biology and/or Geology suggest performing small investigations, preferably including laboratory and field activities, teaching resources that can contribute to the construction of the principles of environmental education, as well as to achieve objectives of that education. The implementation of these investigations, in schools requires certain conditions conducive to the realization of integrated field and laboratory activities in environmental education approach. A school located in Airães – Felgueiras, Porto, Portugal, is a good example in this regard. To promote the realization of practical activities, through the "Experimental Science Project" and join the " Ponds with Life Program ", initiated an investigative journey, characterized by horizontal and vertical articulations, based on local environmental issues.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53944
ISSN1982-2413
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v10_n2_a2015.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID