Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53933

TitleDo ponto ao espaço: Contributo do croché para a Matemática do planeta Terra
Author(s)Forjaz, Maria Antónia
Nobre, Alexandra
Almeida Aguiar, Cristina
Almeida, M. J.
KeywordsGeometria
Biologia
Interdisciplinaridade
Comunicação de Ciência
Issue date2013
CitationMaria Antónia Forjaz, Alexandra Nobre, Cristina Almeida Aguiar, Maria Judite Almeida (2013). Do Ponto ao Espaço: Contributo do Croché para a Matemática do Planeta Terra. In Fernandes J.A, Martinho MH, Tinoco J & Viseu F (Orgs.) Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Portugal, 587-590.
Abstract(s)O projeto "Ponto a Ponto enche a Ciência o Espaço" assenta numa iniciativa intergeracional colaborativa e evidencia a relação entre a Biologia e a Matemática no âmbito da geometria hiperbólica. As atividades desenvolvidas têm por base uma Instalação em croché que recria um recife em coral e procuram proporcionar aos seus participantes ambientes interdisciplinares de ensino e aprendizagem ricos na diversidade, estimulantes e desafiantes, que lhes permitam desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar e raciocinar logicamente. O tema da Geometria, neste caso particular da geometria hiperbólica, propicia o desenvolvimento dessas competências ao requerer a aprendizagem dos diversos conceitos geométricos, das suas relações e propriedades, aliadas a capacidades, entre outras, de visualização espacial, de raciocínio e de argumentação, identificadas como fundamentais (Vale, 2012).
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53933
ISBN978-989-8525-24-6
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Template PME28.pdf
  Restricted access
406,16 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID