Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53903

TitleNo reino da geometria hiperbólica ... com aventuras em croché
Author(s)Forjaz, Maria Antónia
Nobre, Alexandra
Almeida Aguiar, Cristina
Almeida, M. J.
KeywordsBiologia
Matemática
Croché
Modelos D
Issue date2014
Abstract(s)As actividades desenvolvidas neste curso têm por base uma Instalação em Croché desenvolvida no projecto STOL que recria um recife de coral. Com elas procuramos proporcionar ambientes interdisciplinares de ensino-aprendizagem, estimulantes e desafiantes, potenciadores de capacidades para explorar, conjecturar e raciocinar logicamente. O tema da Geometria Hiperbólica propicia o desenvolvimento dessas competências ao requerer a aprendizagem dos diversos conceitos geométricos, das suas relações e propriedades, aliadas a capacidades, entre outras, de visualização espacial, de raciocínio e de argumentação, identificadas como fundamentais. As formas onduladas e complexas dos corais são estruturas geométricas hiperbólicas, também presentes em inúmeros outros organismos vivos cujo desenvolvimento implica a maximização da sua área superficial. Enfatizando este aspecto da existência e importância das geometrias não euclidianas para explicar a nossa realidade, e constatando-se diferenças significativas na geometria hiperbólica - onde não se verificam algumas propriedades dadas como irrefutáveis na geometria euclidiana -, a exploração destas geometrias alternativas pode contribuir para o despertar de uma nova realidade nos alunos. ProfMat 2014 1 Nesta sessão prática serão contemplados os seguintes aspectos: (i) hands-on na realização de um modelo em croché (única técnica que permite construir modelos tridimensionais da geometria hiperbólica), (ii) análise de um ecossistema de corais, (iii) pesquisa de propriedades da geometria hiperbólica, comparando com as mesmas propriedades em geometria euclidiana: “retas” paralelas, determinação de distâncias e de amplitudes de ângulos, soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo, cálculo de áreas, Teorema de Pitágoras, (iv) manipulação de modelos tridimensionais da geometria hiperbólica. Aventure-se e, a partir dos tutoriais fornecidos, venha criar a sua caixa de sólidos hiperbólicos!
TypeOral presentation
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53903
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

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SessaoPratica_ProfMat2014_Reino_Geometria_Hiperbolica.pdf77,5 kBAdobe PDFView/Open

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