Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/53890

TitleScaffolding verbal materno e coerência estrutural narrativa da criança em idade pré-escolar
Author(s)Carvalho, Joana
Osório, Ana Alexandra Caldas
Martins, Eva Costa
Martins, C.
Carvalho, Maria João
Soares, Isabel
KeywordsNarrative
Picture book
Preschool age
Scaffolding
Idade pré-escolar
Livro de imagens
Narrativa
Issue date19-Nov-2013
PublisherInstituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA)
JournalAnálise Psicológica
Abstract(s)O scaffolding assume um papel importante no desenvolvimento das capacidades narrativas das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar qual a relação entre o scaffolding verbal materno e a coerência estrutural narrativa da criança. Quarenta e uma crianças (24 rapazes, 58.5%) com 4 anos e suas mães realizaram uma tarefa de elicitação narrativa, utilizando um livro de imagens. O scaffolding foi analisado segundo a Grelha de Cotação de Comportamentos Verbais Promotores da Narrativa nas Crianças em Idade Pré-escolar, enquanto a narrativa foi avaliada com o Sistema de Codificação da Coerência Estrutural Narrativa. Os resultados mostram que os comportamentos maternos que dirigem a atenção e o interesse da criança para o livro e as questões que direccionam o discurso da criança para determinados pontos da história se correlacionam negativamente com alguns aspectos da coerência estrutural narrativa. Em contraste, níveis reduzidos de intrusividade materna a par com níveis elevados de sensibilidade e de capacidade para modificar e ajustar o seu comportamento verbal encontram-se associados a uma elevada coerência estrutural narrativa. Estes resultados sugerem que o momento no qual a mãe decide intervir e a forma como o faz são questões relevantes para o desenvolvimento da narrativa da criança, com possíveis repercussões na coerência estrutural narrativa.
Scaffolding assumes an important role in the development of children's narrative skills. The goal of this study was to understand the relation between maternal verbal scaffolding and preschoolers' narrative construction, at the level of structural coherence. Forty one children (24 boys, 58.5%) aged 4 years and their mothers participated in a narrative elicitation task, using a picture book. Scaffolding was analyzed according to the Coding System of Verbal Behaviors that Promote Preschoolers' Narratives and structural coherence was coded by the Narrative Structural Coherence Coding System. The results showed a negative correlation between the verbal behaviors that direct children's attention and interest to the book as well as questions that direct children's discourse and some aspects of structural coherence. Lower levels of maternal intrusiveness, coupled with higher levels of sensitivity and ability to change and adjust her verbal behaviors were associated with a higher narrative structural coherence. These results suggest that the way mothers intervene, as well as their timing, are relevant to the development of children's narratives, with possible repercussions on the level of the narrative's structural coherence.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/53890
DOI10.14417/S0870-8231201300030004
ISSN0870-8231
e-ISSN1646-6020
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carvalho, Osório, Martins, Martins, Carvalho, & Soares (2013).pdf
  Restricted access
93,12 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID